Diário de São Paulo
Siga-nos
Automóveis

Tabela FIPE: Saiba o que é e como é realizado o cálculo de referência

A tabela FIPE é a lista de referência do preços dos carros seminovos ou usados

A tabela FIPE é a lista de referência do preços dos carros seminovos ou usados - Imagem: Reprodução Pexels
A tabela FIPE é a lista de referência do preços dos carros seminovos ou usados - Imagem: Reprodução Pexels

Milleny Ferreira Publicado em 08/01/2024, às 12h38


É muito comum e frequente ouvir sobre a Tabela Fipe no meio automotivo, ainda mais se você está em processo ou querendo comprar um carro seminovo ou até mesmo usado. 

A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), fundada em 1973 é uma instituição organizada em direitos privados, porém, sem fins lucrativos,onde tem parceria e apoio de outras instituições, essas sendo de fim educativo como o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

A empresa é responsável por diversas atividades, mas entre elas a principal é ser referência econômica em relação aos preços dos veículos, mas esse ponto foi criado em 1998, apenas 25 anos depois da criação da entidade. 

Com isso, a organização foi contratada pela Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Previdência Complementar (Fenaseg) para assim, exercer oficialmente a tarefa de elaborar os preços em média dos carros para o pagamento do seguro. Além disso, atualmente ela serve também de referência para o cálculo do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

Você sabe como funciona a tabela FIPE?

Os valores da tabela vão alterar de acordo com os modelos, versões, marca e ano, como por exemplo, se um veículo é 2021/2022, quer dizer que o carro foi fabricado em 2021, mas já é considerado como um modelo do ano de 2022, sendo assim, o valor na tabela fipe será referenciado de acordo com o ano de 2022.

De acordo com o portal da CNN Brasil, o método para realizar o cálculo da Fipe consiste em coletar dados de um mesmo veículo ofertado no mercado, eliminando valores extremos e realizando uma análise estatística. Vendas especiais, veículos para revenda, frotistas, governo, blindados personalizados, conversões de motores e veículos de fabricação não entram na média.

Compartilhe  

últimas notícias