A Prefeitura de São Paulo gastou R$ 1,865 bilhão em subsídios para as empresas de ônibus da cidade no primeiro semestre de 2021, segundo os dados dos
Redação Publicado em 18/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h33
A Prefeitura de São Paulo gastou R$ 1,865 bilhão em subsídios para as empresas de ônibus da cidade no primeiro semestre de 2021, segundo os dados dos relatórios mensais publicados pela SPTrans.
O valor do repasse já é R$ 461 milhões superior ao do primeiro semestre de 2020, quando a gestão municipal destinou R$ 1,403 bilhão do Tesouro da cidade para bancar o sistema municipal de ônibus.
Na comparação com o primeiro semestre de 2019, quando ainda não havia pandemia, o valor de 2021 já é R$ 492 milhões maior.
No orçamento municipal aprovado no ano passado na Câmara Municipal de São Paulo, os vereadores destinaram R$ 2,25 bilhões para que a prefeitura pague os subsídios às empresas de ônibus da cidade neste ano. Passados apenas os seis primeiros meses, os valores pagos já consumiram cerca de 83% dos recursos da dotação orçamentária.
Em junho, o G1 havia publicado que o presidente da SPTrans enviou uma carta à prefeitura solicitando mais R$ 2 bilhões em verba para o complemento de custos do sistema em 2021. Nas planilhas da SPTrans obtidas pela reportagem, o valor dos subsídios deve chegar a R$ 4,2 bilhões neste ano por causa da pandemia.
Caso a cifra de R$ 4,2 bi se confirme, o valor será o maior que a cidade já pagou às empresas de ônibus no atual modelo de subsídio vigente.
Por meio de nota, SPTrans afirmou na sexta-feira (13) que “a subvenção ao sistema é resultado de uma decisão aprovada pela gestão pública para aumentar a proteção dos paulistanos que dependem do sistema ônibus”.
“Desde o início da pandemia, a Prefeitura estabeleceu como prioridade da gestão manter a oferta de transporte público acima da demanda de passageiros, em especial nas áreas mais afastadas do Centro. Atualmente, a frota do sistema de transportes está em 93,41% nos bairros mais afastados do centro e em 88,28% em toda a cidade, para uma demanda atual de cerca de 64%”, disse a empresa por meio de nota.
“O subsídio é necessário para manter a tarifa em valor que tenha o menor impacto possível para a população, bancar as gratuidades do sistema – idosos, estudantes e pessoas com deficiência, por exemplo –, que representam um investimento social de R$ 1,8 bilhão por ano. Em termos de tarifa, não fosse o subsídio o valor por viagem de ônibus na capital seria de R$ 6,52. Os cálculos são anteriores à pandemia”, completou a SPTrans.
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G1
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