Diário de São Paulo
Siga-nos
PESQUISA

Setor de serviços cresce 1,7% em junho

Alta foi a maior desde dezembro de 2022

Setor de serviços cresce 1,7% em junho - Imagem: Divulgação / Agência Brasil / Rovena Rosa
Setor de serviços cresce 1,7% em junho - Imagem: Divulgação / Agência Brasil / Rovena Rosa

William Oliveira Publicado em 13/08/2024, às 10h34


Após registrar uma variação negativa de 0,4% em maio, o setor de serviços brasileiro voltou a crescer em junho. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (13) pelo IBGE.

Segundo a pesquisa, o setor apresentou expansão de 1,7% no mês de junho, sendo o maior crescimento desde dezembro de 2022, quando ocorreu um avanço de 2,7%.

O desempenho conquistado compensou a retração registrada em maio e ainda veio acima da expectativa de alta de 0,8% em ambos os períodos de comparação.

Ainda segundo a pesquisa, cinco atividades de serviços apresentaram expansão no mês, com destaque principal para o setor de transportes, que teve uma alta de 1,8%, impulsionado pelo transporte aéreo. O setor de informação e comunicação também teve um crescimento de 2%.

As demais altas vieram dos serviços administrativos, complementares e profissionais (1,3%), outros serviços (1,6%) e serviços prestados às famílias (0,3%).

“Esse resultado vem muito em função do transporte aéreo, impulsionado pela queda dos preços das passagens áreas. Mas também contribuiu o transporte dutoviário e a navegação de apoio marítimo, atividades relacionadas com as indústrias extrativas, como a de gás e a de óleos brutos de petróleo”, aponta o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo

Comparado com o semestre de 2023, o volume de serviços cresceu 1,6% na comparação. Já no período de 12 meses, a alta foi de 1%.

Compartilhe