Diário de São Paulo
Siga-nos
Gasolina

Petrobras anuncia mudanças na política de preços e explica motivo

A medida tem como objetivo diminuir o preço dos combustíveis para brasileiros

Petrobras anuncia mudanças na política de preços e fim da paridade internacional - Imagem: Agência Brasil
Petrobras anuncia mudanças na política de preços e fim da paridade internacional - Imagem: Agência Brasil

Nathalia Jesus Publicado em 16/05/2023, às 09h27


Na manhã desta terça-feira (16), a Petrobras anunciou um reajuste na atual política de preços e o fim da paridade internacional de preços da gasolina e do diesel com o mercado internacional.

"Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio", comunicou a empresa em nota.

Com a medida, a empresa estatal pretende ter mais flexibilidade para praticar preços competitivos, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa para os clientes, disse a petroleira.

Desde o início de seu terceiro mandato, Lula (PT) indicava que a mudança aconteceria em breve. O fim da paridade de preços com o mercado internacional é uma estratégia para reduzir o valor dos combustíveis no mercado brasileiro.

Segundo apuração do UOL, a nova estratégia da Petrobras utiliza duas referências de mercado: o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado; e o valor marginal da Petrobras.

Em seu comunicado a empresa afirmou que a precificação competitiva garante os investimentos previstos no planejamento. A Petrobras ainda disse que irá manter o seu compromisso com a sustentabilidade financeira a longo prazo.

Compartilhe  

últimas notícias