Diário de São Paulo
Siga-nos
Energia elétrica

A conta de luz pode ficar mais barata este ano; entenda como

As energias renováveis bateram o recorde em resultados no Brasil neste mês de março

A Aneel pode manter a bandeira verde nas contas de luz até 2024 por causa das hidrelétricas, por exemplo, cheias. - Imagem: reprodução I Freepik
A Aneel pode manter a bandeira verde nas contas de luz até 2024 por causa das hidrelétricas, por exemplo, cheias. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 31/03/2023, às 17h43


Por causa da altas das chuvas em diversos estados, as hidrelétricas subiram os níveis de água e estão bem armazenadas. São a principal fonte de energia do país, por isso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pode manter a bandeira verde nas contas de luz até 2024.

A confirmação veio do diretor da agência, Hélvio Guerra, de acordo com informações do portal R7. O cenário está sendo considerado ''favorável''. Além disso, a soma dos resultados em investimentos na energia renovável resultou em um número alto que fez com o que o Brasil batesse o record no mês de março nesse setor

Tudo isso porque, além das fortes chuvas nos reservatórios, investimentos também foram feitos em hidrelétricas, parques eólicos e placas fotovoltaicas, que produzem energia sem causar poluição pela emissão de substâncias.   

Sendo assim, a conta de luz não terá cobranças adicionais ou taxas extras, o que impacta diretamente no bolso do consumidor. Com as altas de outros setores, pode ser um alívio financeiro.

''O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) conhece bem esse ambiente, e o ambiente é confortável para 2023 e 2024. Estamos com todos os revervatórios cheios e continua chovendo, o que nos dá esse conforto'', explicou o diretor da Aneel. 

''Se tudo funcionar adequadamente, teremos bandeira verde até o fim do ano e, possivelmente, ainda no ano de 2024'', acrescentou. 

Compartilhe  

últimas notícias