Diário de São Paulo
Siga-nos
Triste

Fortes chuvas no estado de São Paulo causam estrago e polícia confirma número de mortes

Na manhã desta terça-feira (14), o Corpo de Bombeiros realizou uma operação em Mauá

Um balanço feito pela Defesa Civil constatou que a maioria dos óbitos aconteceu em Araraquara. No total, já foram 255 ocorrências - Imagem: reprodução/Twitter @portalspagora
Um balanço feito pela Defesa Civil constatou que a maioria dos óbitos aconteceu em Araraquara. No total, já foram 255 ocorrências - Imagem: reprodução/Twitter @portalspagora

Thais Bueno Publicado em 14/02/2023, às 17h24


Durante o fim de 2022 e início de 2023, o estado de São Paulo (SP) tem enfrentado fortes chuvas que causaram estrago. A partir do dia 1º de dezembro, quando a Operação Chuvas de Verão começou, SP teve um total de 26 mortes e cinco desaparecimentos por conta das chuvas.

De acordo com informações do R7, um balanço feito pela Defesa Civil constatou que a maioria dos óbitos aconteceu em Araraquara(7 mortes). No total, já foram 255 ocorrências, com 20 feridos, 1.183 desabrigados e 7.202 desalojados.

O Corpo de Bombeiros realizou, na manhã desta terça-feira (14), realizou também uma operação no município de Mauá, com o objetivo de encontrar uma pessoa que desapareceu nas águas das chuvas do último domingo (12). No momento, a equipe está concentrada na região do Piscinão de Capuava.

Os municípios estão adotando o Plano Preventivo de Defesa Civil: até agora, 132 deles seguem em observação e 42 estão estado de atenção.

As cidades de Aparecida, Socorro e Ferraz de Vasconcelos ainda continuam em alerta. Conforme relatado pela Defesa Civil, no último fim de semana, chuvas muito fortes fizeram estrago nas regiões metropolitanas de São Paulo, Vale do Paraíba e Sorocaba.

O alerta de fortes chuvas no estado, feito pela Defesa Civil, está mantido até a próxima quinta-feira (16). A previsão é de 55 milímetros (mm) na Baixada Santista, 60 mm na Grande São Paulo e no litoral norte, 70 mm no Vale do Ribeira e em Itapeva.

Além disso, também estão previstos 75 mm em Campinas e Sorocaba e 80 mm no Vale do Paraíba. O maior volume, com 120 mm, é para a região da serra da Mantiqueira.

O governo paulista já está trabalhando para conter os danos causados pelas chuvas. Recentemente, comentou que liberou R$ 11 milhões em recursos para obras de recuperação e que ainda deve investir mais R$ 14 milhões.

Para prevenção, o estado possui 839 instrumentos de identificação de risco, que atendem 330 municípios com maior vulnerabilidade para deslizamentos e inundações.

Compartilhe  

últimas notícias