Diário de São Paulo
Siga-nos
Gastos mensais

Conta de luz mais barata? Aneel decide manter bandeira verde no mês de março

A medida foi anunciada pelo órgão por causa da ''segurança energética'' no país

Aneel notificou que a ação 'bandeira verde' continuará presente na conta de luz dos brasileiros em março. - Imagem: reprodução I Freepik
Aneel notificou que a ação 'bandeira verde' continuará presente na conta de luz dos brasileiros em março. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 28/02/2023, às 14h15


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) notificou que a ação 'bandeira verde' continuará presente na conta de luz dos brasileiros no mês de março. O mesmo aconteceu em fevereiro de 2023, com um alívio aos consumidores.

Isso significa que a despesa não terá acréscimos (custo adicional) para compensar a produção mais cara. A ação é válida, portanto, para todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN)

De acordo com o órgão, conforme informações do portal Terra, a 'bandeira verde' é resultado das melhorias na quantidade de água dos reservatórios das hidrelétricas, não sendo necessário acionar empreendimentos das outras outras usinas, como por exemplo a termelétrica.

Para comprovar a boa fase de ''segurança energética'', a Aneel anunciou que mais de 1280,2 megawatts de energia foram incorporados à matriz brasileira no primeiro mês do ano. Sendo assim, mais de 80% desse total é originário de fontes renováveis, entre elas eólicas e usinas fotovoltaicas (fonte soltar).

Sendo assim, a geração da produção de energia torna-se estabilizada. Então, neste ano de 2023, o custo acabará bem menor do que o anúncio do no ano de 2022 pela chamada 'estimativa de aumento' aos brasileiros.

Apesar do cenário favorável, ainda é preciso que o uso racional seja feito para manter em mãos a melhor estratégia econômica e que pode manter um baixo custo ao longo do tempo, evitando também desperdícios. 

Compartilhe  

últimas notícias