Diário de São Paulo
Siga-nos
TAXA DE JUROS

Ex-ministro da Fazenda alfineta Haddad: "falando bobagens"

Maílson da Nóbrega critica subsídios e problemas no crédito que mantêm taxa de juros alta no Brasil

Maílson da Nóbrega - Imagem: Reprodução | Jefferson Ruddy/Agência Senado
Maílson da Nóbrega - Imagem: Reprodução | Jefferson Ruddy/Agência Senado

Marina Roveda Publicado em 24/07/2023, às 08h03


O ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, fez uma análise detalhada sobre a taxa de juros brasileira e sua relação com a política fiscal do país. Segundo ele, a taxa de juros poderia ser muito menor, quase metade do que é atualmente, se não fossem os problemas relacionados ao crédito e os subsídios oferecidos a certos setores. Esses fatores fazem com que a taxa Selic precise ser mais elevada para garantir a sustentabilidade fiscal.

Para Maílson, o Brasilenfrenta um alto risco fiscal e uma grave rigidez orçamentária, o que limita a capacidade do governo federal de exercer políticas públicas. Enquanto outros países costumam destinar cerca de 50% do orçamento para essas políticas, o Brasil dispõe de apenas cerca de 9%. Essa falta de recursos cria um risco de insustentabilidade, e a taxa de juros reflete esse cenário.

O economista também defende a qualidade de gestão do Banco Central brasileiro e enfatiza que a instituição não age para conspirar contra a economia do país. Pelo contrário, as decisões do BC levam em consideração o risco fiscal e a estabilidade monetária, buscando garantir um ambiente econômico sólido. No entanto, as críticas do governo ao Banco Central geraram preocupações no mercado financeiro e afetaram as expectativas de inflação e juros futuros.

Maílson acredita que o Banco Central deverá iniciar um ciclo de redução da taxa de juros em breve, mas em um ritmo gradual, considerando os riscos presentes. Ele prevê que a Selic poderá chegar a cerca de 12% ou 12,5% até o final do ano e entre 9% e 10% no próximo ano.

O economista também critica a intervenção do governo na taxa de juros, enfatizando que isso raramente gera efeitos positivos. Ele argumenta que o Banco Central deve garantir a estabilidade monetária e financeira, sendo um órgão de Estado, não de governo. Ainda, aponta que algumas medidas adotadas pelo governo Lula, como subsídios para compra de veículos, não têm justificativa econômica ou social sólida.

Em resumo, Maílson da Nóbrega defende uma gestão prudente e independente do BC, bem como uma abordagem mais transparente e eficiente para impulsionar o crescimento econômico do país.

Compartilhe  

últimas notícias