Diário de São Paulo
Siga-nos
Clima

Como o El Ninõ pode impactar a economia brasileira

O fenômeno acaba influenciando diversas áreas mundias

Dessa vez, foi divulgado que o fenômeno El Ninõ pode impactar a economia brasileira. - Imagem: reprodução I Freepik
Dessa vez, foi divulgado que o fenômeno El Ninõ pode impactar a economia brasileira. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 09/07/2023, às 20h57


Desde que o El Ninõ está sendo discutido, vários alertas também são emitidos. Dessa vez, foi divulgado que o fenômeno pode impactar a economia brasileira

Nada mais é do que um período de altas temperaturas que todo o planeta irá enfrentar pelo aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico na sua porção equatorial, intensificado pela grande concentração de gases de efeito estufa.

Com isso, de acordo com informações do portal R7, os setores da economia mundial - sem escapar a brasileira-, serão afetados. 

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), alerta que as condições agrometeorológicas previstas devem servir para um reforço no acompanhamento contínuo do desenvolvimento das culturas no campo

O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) também ressalta que as mudanças podem depender da intensidade que o fenômeno atingir cada região agropecuária do Brasil. Mas ressalta que, sim, haverá um remanejo de alguns produtores. 

Ou seja, o El Ninõ pode causar desequilíbrio nas atividades agrícolas e produções alimentícias ao redor do mundo, resultando em um impacto também nas importações desses produtos.

Isso porque, em alguns lugares, a intensidade do fenômeno pode causar: redução das chuvas; aumento de queimadas; aumento das temperaturas; abundância de chuvas. Todos esses fatores podem depender de região para região. 

Compartilhe  

últimas notícias