Diário de São Paulo
Siga-nos
Liderança

Economista Felipe Salto fará palestra na Alesp; saiba detalhes

O evento deve acontecer na próxima segunda-feira (29)

A palestra com Felipe Salto terá início a partir das 18h30 e será realizada no Plenário "José Bonifácio" da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O endereço é: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, 1º andar - Moema, São Paulo - Imagem: reprodução/Wikimedia
A palestra com Felipe Salto terá início a partir das 18h30 e será realizada no Plenário "José Bonifácio" da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O endereço é: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, 1º andar - Moema, São Paulo - Imagem: reprodução/Wikimedia

Thais Bueno Publicado em 26/05/2023, às 17h06


Na próxima segunda-feira (29), a Federação PSDB-Cidadania fará mais um evento sobre economia para seus correligionários. Desta vez, Felipe Salto, economista, mestre em Administração Pública e ex-secretário da Fazenda e Planejamento no Governo de Rodrigo Garcia (PSDB-SP), tratá suas visões sobre a atual política econômica do Brasil.

A palestra com Felipe Salto terá início a partir das 18h30 e será realizada no Plenário "José Bonifácio" da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O endereço é: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, 1º andar - Moema, São Paulo.

Vale lembrar que, cerca de um mês atrás, os partidos chamaram também o economista Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central (BC), para tratar do mesmo tema.

Segundo informações de Marco Vinholi, presidente da executiva estadual do PSDB de São Paulo, depois de cem dias do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a preocupação acerca das medidas que o governo vem tomando na condução da política econômica e fiscal nacional ainda existe.

Por conta dessas incertezas e da lentidão na retomada de empregos e de geração de renda no Brasil, o político defende que é fundamental que a economia brasileira seja debatida pelos partidos, não apenas como agentes fiscalizadores, mas, sobretudo, para a definição de possíveis soluções.

"Um dos desafios da Federação PSDB-Cidadania é constituir uma política econômica de equilíbrio. Por isso, a iniciativa de discutirmos o futuro do País sob este aspecto. E nada mais apropriado do que ter à frente do encontro Felipe Salto, que, além de ter sido um grande secretário da Fazenda de São Paulo, um dos estados líderes em arrecadação da América Latina, representa, com maestria, a nova geração de economistas do País", explicou.

Segundo Arnaldo Jardim, deputado estadual e presidente da Executiva Estadual do Cidadania Paulista, o economista irá falar sobre o arcabouço fiscal, a reforma tributária, o controle de despesas, a reforma administrativa e o equilíbrio fiscal no evento da próxima segunda-feira (29).

"Votamos a favor do arcabouço fiscal, mas, para isso, melhoramos, e muito, a matéria - a fim de que o projeto tivesse claro compromisso com o equilíbrio fiscal e com o controle de despesas. O próximo passo é retomarmos a reforma administrativa no País".

"Estes e outros temas serão debatidos por (Felipe) Salto, a nosso convite. O Brasil deve ter, afinal, preocupação com políticas sociais, mas aliado ao desenvolvimento e à preservação do equilíbrio fiscal. Este é o verdadeiro sentido da política econômica do centro democrático", concluiu.

O deputado estadual Vinícius Camarinha (PSDB), que é líder da Federação PSDB / Cidadania na Alesp, também será o anfitrião da palestra, que deve ocorrer entre os horários das 18h30 e 20h30.

Quem é Felipe Salto? 

Felipe Salto é um economista, formado em Economia e mestre em Administração Pública e Governo. Atualmente, é membro do Conselho Superior de Economia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e economista-chefe e sócio da Warren Rena.

Também é professor de mestrado em Economia no Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), em Brasília, no Distrito Federal (DF).

Além disso, ele também é escritor e já escreveu vários livros na área de Finanças Públicas. Em 2017, inclusive, foi vencedor do prêmio Jabuti, pela obra "Finanças Públicas: da Contabilidade Criativa ao Resgate da Credibilidade", da Editora Record.

Já foi secretário da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, durante os meses de abril a dezembro do ano passado, e foi 1º diretor-executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado Federal, de 2016 a 2022.

Por conta de seu ótimo trabalho realizado nas duas entidades políticas, foi eleito 'Economista do Ano de 2022' pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB).

Por fim, também já foi presidente do Conselho de Administração da Companhia Paulista de Parcerias (CPP), e ainda também fez parte do Conselho de Administração da Companhia Paulista de Securitização (CPSEC).

Compartilhe  

últimas notícias