Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Aos Mestres com Carinho!

Aos Mestres com Carinho! - Imagem: Divulgação / PUC-SP
Aos Mestres com Carinho! - Imagem: Divulgação / PUC-SP
Ricardo Sayeg

por Ricardo Sayeg

Publicado em 28/02/2023, às 07h41


O ano acadêmico começa e deixo aqui minha mensagem para o alunato.

Como Cientista do Direito e Professor Livre-Docente minha carreira acadêmica é analisar o fenômeno jurídico. Realmente mereço as observações de pensar fora da curva. No exercício da Profissão de Cientista e Professor a reflexão profunda vem antes e como suporte de tudo.

Nesta sagrada trajetória busquei superar as fronteiras, enfrentando espaços desconhecidos. São anos pensando em temas disruptivos e vanguardistas. Por exemplo, a teoria estruturante de Lógica Jurídica Quântica do meu último livro (o sexto) em consórcio científicocom os Professores Titulares (UFRJ e PUC-SP) e Cientistas, Willis Santiago Guerra e Wagner Balera, está sendo trabalhada desde 2007, até chegar na “Odisseia do Direito Quântico”, que está em vias de ir para o prelo, aguardando derradeira revisão.

Creio que a teoria de Lógica Jurídica Quântica que formulamos para sustentar o Capitalismo Humanista como uma singularidade quântica resolvendo a aparente colidência excludente entre capitalismo e humanismo; assim como, a teoria do próprio Capitalismo Humanista; são, como disse o Balera, o nosso legado.

Daqui 20, 30, 50 ou 100 anos, seremos lembrados pelo legado que estamos a deixar para as letras jurídicas. Nem ainda publicamos o livro de Direito Quânticoe as versões em inglês, alemão, italiano e francês, já estão sendo programadas.

O livro do Capitalismo Humanista já possui há anos, sua versão em língua inglesa.

E, neste momento vem um sentimento muito forte, neste apogeu em que o currículo vitae é transbordante, especialmente como Professor Universitário de Direito Econômico, Direitos Humanos e Lógica Jurídica da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Livre-Docente de Direito Econômico da PUC-SP. Doutor e Mestre em Direito Comercial pela PUC-SP. Associado da Faculdade de Direito da PUC-SP, onde sou vinculado, inicialmente como graduando, desde 1985, atualmente regendo minhas turmas e orientando meus discípulos em todas as suas esferas, na Pós-Graduação Stricto Sensu, na Pós-graduação Lato Sensu no COGEAE e na Graduação. Coordenador da Área de Direito Econômico do Departamento de Direito Tributário, Empresarial e Econômico da Faculdade de Direito da PUC-SP. Líder do Grupo de Pesquisa Capitalismo Humanista da PUC-SP regularmente certificado pelo CNPq. Membro do Conselho Superior da CAPES/MEC com mandatos outorgados diretamente por ato oficial do Ministro de Estado da Educação (2017-2020 e 2021-2024). Membro da Comissão responsável pela elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG da CAPES/MEC, para o decênio de 2021-2030. Titular da Cadeira 32 da Academia Paulista de Direito. Presidente da Comissão Nacional Cristã de Direitos Humanos do FENASP. Comendador da Ordem do Mérito do Judiciário do Trabalho outorgado pelo Tribunal Superior do Trabalho (2022). Presidente do Tribunal Eleitoral Maçônico do GOSP (2021/2022). Ganhador da Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Maçônico Gonçalves Ledo outorgada pelo GOSP (2021). Ganhador do Prêmio de Personalidade do Ano conferido pelo GCSM (2021). Ganhador da Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo conferidos pela Câmara dos Vereadores (2019). Ganhador do Prêmio Jurista do Ano conferido pela Ordem dos Economistas do Brasil - OEB (2017). Consagrado Advocatus Perpetus pela APGD/PUC-SP (2015). Condecorado com Distinção pela Ordem do Mérito Judiciário Militar pelo Superior Tribunal Militar (2013). Condecorado como Grande Oficial da Ordem do Mérito da Justiça do Trabalho por outorga do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (2012). Escritor de obras jurídicas, lógicas e filosóficas. E segue ...  

Muito além de realização, este sentimento é de dívida, saudade e gratidão pelos meus três mais amados Professores da PUC-SP, eu que fui aluno dos consagrados Professores Paulo de Barros Carvalho, Bandeira de Mello e Maria Helena Diniz. Deles juntos com todos os meus Professores, inclusive do Colégio Rio Branco da Fundação dos Rotarianos de São Paulo.

Estes três geniais e estupendos docentes que mais me influenciaram e que mais amei são os Professores José Manoel de Arruda Alvim, um dos maiores juristas de Direito Privado de todos os tempos da história do Brasil; Dirceu de Mello, Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; e, Nelson Nazar, Desembargador do Trabalho Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região.

Quanta saudade e gratidão pelos meus Professores da Faculdade de Direito e do Colégio Rio Branco, principalmente por estes três amadíssimos Professores, os quais jamais esquecerei e sempre estarão em minhas orações.

Que Deus abençoe todos os Docentes do Brasil!

Professor Ricardo Sayeg

Compartilhe  

últimas notícias