Diário de São Paulo
Siga-nos
Lamentável

CRISE! Google anuncia demissão de 12 mil funcionários e motivo preocupa setor de tecnologia

A decisão da companhia foi comunicada nesta sexta-feira (20)

O Presidente-executivo da Alphabet afirmou que a empresa enfrenta um crescimento dramático - Imagem: divulgação/Google
O Presidente-executivo da Alphabet afirmou que a empresa enfrenta um crescimento dramático - Imagem: divulgação/Google

Mateus Omena Publicado em 20/01/2023, às 16h34


A controladora do Google, Alphabet, anunciou nesta sexta-feira (20) que vai demitir cerca de 12 mil funcionários, ou 6% de sua força de trabalho.

A decisão fez as ações da Alphabet avançarem antes da abertura dos mercados, destacando-se como a mais recente em uma grande onda de demissões que tem tomado conta do setor de tecnologia, informou a agência de notícias Reuters.

A Alphabet adotou por muitos anos um programa para atrair talentos para desenvolver serviços como Google, YouTube e outros produtos que, atualmente, possuem bilhões de usuários. No entanto, o cenário mudou radicalmente e a companhia está agora travando uma disputa intensa contra a Microsoft Corp na área de inteligência artificial generativa.

Em um anúncio aos funcionários, o presidente-executivo da Alphabet, Sundar Pichai, explicou que a empresa revisou seus produtos, pessoas e prioridades, o que levou aos cortes de empregos em várias geografias e tecnologias.

De acordo com o executivo, depois de crescer em tempos melhores, a companhia agora enfrenta “uma realidade econômica diferente”.

“Nos últimos 2 anos, vimos períodos de crescimento dramático. Para acompanhar e alimentar esse crescimento, contratamos para uma realidade econômica diferente da que enfrentamos hoje”, disse Pichai.

“Realizamos uma revisão rigorosa em todas as áreas e funções para assegurar que nosso pessoal e setores estejam alinhados com nossas maiores prioridades como empresa”, acrescentou o executivo.

“Isso significa dizer adeus a algumas pessoas incrivelmente talentosas que trabalhamos duro para contratar e com as quais adoramos trabalhar. Sinto muito por isso. O fato de que essas mudanças afetarão a vida dos Googlers pesa muito sobre mim e assumo total responsabilidade pelas decisões que nos trouxeram até aqui.”

Compartilhe  

últimas notícias