Diário de São Paulo
Siga-nos

Copom sinaliza cortes graduais na taxa de juros

Ata ressalta que decisão de reduzir taxa básica para 11,75% é compatível com estratégia de convergência

COPOM. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
COPOM. - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Marina Milani Publicado em 20/12/2023, às 08h52


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central divulgou nessa terça-feira (19) uma ata destacando o conforto com o ritmo atual de cortes de 0,5 ponto percentual por reunião na taxa básica de juros. A estratégia visa garantir uma contração monetária ao longo de 2024, visando reduzir a inflação para a meta estabelecida.

O documento ressalta que o progresso na queda da inflação e a ancoragem das expectativas são cruciais para futuros cortes. A ata reafirma a necessidade de uma política monetária contracionista para consolidar a convergência da inflação para a meta e a ancoragem das expectativas.

O Copom enfatiza a importância da execução das metas fiscais para a ancoragem das expectativas de inflação. O comunicado destaca que a decisão de reduzir a taxa básica de juros para 11,75% ao ano é compatível com a estratégia de convergência da inflação para a meta ao longo do horizonte relevante, incluindo os anos de 2024 e 2025.

A ata não apresenta mudanças significativas em relação ao comunicado anterior, mas reafirma a comunicação do Copom. Os membros do comitê estão unanimemente alinhados com a expectativa de cortes de 0,5 ponto percentual nas próximas reuniões, considerando esse ritmo apropriado para manter a política contracionista necessária.

Para realizar cortes adicionais nos juros, o colegiado espera mais segurança na queda da inflação para a meta. As projeções apontam uma inflação de 3,5% para 2024 e 3,2% para 2025, enquanto a meta é de 3%. O Copom avalia que a dinâmica desinflacionária está em linha com o esperado, e a melhora no cenário internacional, como a queda dos juros nos Estados Unidos, pede cautela na condução da política monetária.

Compartilhe  

últimas notícias