Diário de São Paulo
Siga-nos
Rio Grande do Sul

Chuvas no RS: governo federal autoriza importação de arroz após alagamentos no estado

A medida visa evitar que os brasileiros sintam qualquer impacto financeiro

Chuvas no RS: governo federal autoriza importação de arroz após alagamentos no estado - Imagem: reprodução freepik
Chuvas no RS: governo federal autoriza importação de arroz após alagamentos no estado - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 11/05/2024, às 10h12


Devido às enchentes no Rio Grande do Sul, que é o maior produtor de arroz do Brasil, a Conab recebeu autorização para importar até 1 milhão de toneladas de arroz de outros lugares para repor os estoques do governo.

Conforme informa o portal CNN, o governo decidiu que, em 2024, será possível importar arroz já processado ou ainda não processado por meio de leilões públicos com preços de mercado.

Os estoques serão destinados, preferencialmente, à venda para pequenos varejistas das regiões metropolitanas, dispensada a utilização de leilões em bolsas de mercadorias ou licitação pública para venda direta”, afirma o texto da medida provisória publicada em uma edição especial do Diário Oficial da União na noite desta última  quinta-feira (09).

A Conab é uma empresa do governo que ajuda o governo federal a decidir sobre políticas agrícolas. Além disso, vale ressaltar que  três ministérios (Fazenda, Desenvolvimento Agrário e Agricultura), seguindo a sugestão da Conab, vão determinar quantidades, limites e condições de venda do arroz a ser comprado.

Além disso, o  ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que a medida visa evitar que os brasileiros sintam qualquer impacto financeiro.

Também já conversei com os produtores para deixar claro que não é para concorrer com o nosso arroz, até porque os produtores já têm para suprir a demanda nacional, porém, tem dificuldade logística. Com a dificuldade logística para abastecer, vem a especulação”.
Compartilhe  

últimas notícias