Analistas preveem que o Banco Central manterá a Selic em 13,75% ao ano, mas antecipam a possibilidade de uma redução na próxima reunião, indicada já nesta quarta-feira
Marina Roveda Publicado em 21/06/2023, às 08h47
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Centralprovavelmente vai ignorar novamente as tentativas do governo e do setor produtivo e optar nesta quarta-feira (21) pela sétima manutenção consecutiva da taxa básica de juros em 13,75% ao ano.
A escalada da taxa Selic, iniciada em março de 2021, tem como objetivo conter a alta da inflação. Durante esse período, foram realizados 12 aumentos consecutivos, elevando os juros básicos de 2% ao ano para 13,75% ao ano, o maior nível desde o final de 2016.
Se confirmada, a redução da taxa Selic será a primeira anunciada desde agosto de 2020, quando a taxa passou de 2,25% ao ano para 2% ao ano. O mercado financeiro prevê que, após essa primeira redução, haverá novas diminuições nos meses de setembro (0,25 p.p.), novembro (0,5 p.p.) e dezembro (0,5 p.p.), o que levaria os juros a 12,25% ao ano.
No primeiro dia da reunião, realizado ontem (20), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e os oito diretores da autoridade monetária apresentaram análises técnicas sobre a evolução econômica, as perspectivas futuras e o comportamento do mercado financeiro. Agora, eles se reúnem novamente na sede do BC para avaliar as possibilidades e definir a nova Selic.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
OnlyFans: musa da plataforma 18+ conta consequências de nudes vazados
'Sommelier' de pênis conta como é seu trabalho no Privacy
BOMBA! Andressa Urach revela se já fez sexo com o próprio filho
Governo estuda lançar 'Desenrola' para empresas inadimplentes
PUBLICIDADE LEGAL - 30/11/2023
Exames revelam gravidade das lesões de Ana Hickmann após agressão na casa da família
Viih Tube é internada às pressas em São Paulo após passar mal; saiba mais
OnlyFans: musa da plataforma 18+ conta consequências de nudes vazados