Diário de São Paulo
Siga-nos
Dificuldades Financeiras

Após queda nas ações, Tupperware se prepara para declarar falência

Empresa está em constante negociação com seus credores sobre uma dívida de mais de US$ 700 milhões

Após queda nas ações, Tupperware se prepara para declarar falência - Imagem: Reprodução / BlueSky / @diogesjunior.bsky.social‬
Após queda nas ações, Tupperware se prepara para declarar falência - Imagem: Reprodução / BlueSky / @diogesjunior.bsky.social‬

William Oliveira Publicado em 17/09/2024, às 14h05


Nesta semana, a Tupperware, tradicional fabricante de potes de plástico, se prepara para solicitar falência ainda nesta semana. A informação foi divulgada pela Bloomberg, com base em pessoas que teriam conhecimento desses planos.

A decisão teria sido tomada após as ações da empresa caíram 57,51%, cotadas a US$ 0,51, na segunda-feira (16), na Bolsa de Valores dos Estados Unidos. Até o momento, a Tupperware ainda não comentou a informação.

De acordo com a Bloomberg, os preparativos ocorrem em meio a negociações de dívidas estimadas em US$ 700 milhões (aproximadamente R$ 3,86 bilhões). Os credores concordaram em fornecer um prazo adicional à companhia, mas a situação financeira não teria se estabilizado.

Ainda de acordo com as informações, a marca planeja entrar com um pedido de proteção judicial, após ter violado os termos de sua dívida e ter contratado consultores jurídicos e financeiros. Os planos não seriam definitivos e ainda podem sofrer alterações.

Em junho deste ano, a empresa chegou a demitir cerca de 150 funcionários e fechou sua única fábrica nos EUA.

A origem da companhia

A história da Tupperware começa há mais de 50 anos, quando o químico e empresário Earl Tupper decidiu criar alguns moldes com vedação hermética para recipientes de armazenamento de plástico.

No entanto, a história da companhia só mudou quando o empresário conheceu Brownie Wise, que criou um sistema de marketing chamado "planos de festas", onde mulheres convidavam amigas e vizinhas para um evento social combinado com uma apresentação de vendas, em que as consultoras ensinavam as clientes a utilizar os produtos da companhia.

No Brasil, a empresa chegou em 1976 e atualmente os recipientes são produzidos em uma fábrica no Rio de Janeiro.

Compartilhe