Diário de São Paulo
Siga-nos
Fake News

Cury usa imagens de São Paulo para acusar Anderson de levar moradores de rua para São José dos Campos

Fotos de pessoas em situação de rua, de São Paulo, como sendo de São José dos Campos, eram usadas pela campanha de Eduardo Cury

Fotos mostram tampa da CET de São Paulo e não de São José. - Imagem: Reprodução | YouTube
Fotos mostram tampa da CET de São Paulo e não de São José. - Imagem: Reprodução | YouTube

Jair Viana Publicado em 17/09/2024, às 17h33


Uma fake news com fotos de moradores de rua de São Paulo que era usada pela campanha de Eduardo Cury (PL), candidato a prefeito de São José dos Campos, foi retirada do ar por ordem da Justiça Eleitoral. A juíza eleitoral Patricia Milani determinou que a coligação de Cury removesse imediatamente a peça publicitária.

[Colocar ALT]
Imagem: Reprodução / Youtube

Em sua decisão, a juíza diz: "Defiro parcialmente o pedido liminar vez que, em princípio e após uma análise sucinta do que consta dos autos, presentes os requisitos para sua concessão, de forma a dizer que há mais do que mero indício para deferimento da medida na propaganda apresentada. Assim, por hora, DETERMINO QUE OS REQUERIDOS DEIXEM DE VEICULAR A PROPAGANDA", disse a magistrada no despacho.

As fotos mostravam um homem deitado em uma calçada, supostamente em São José, atribuindo à atual administração a "importação" de moradores de rua e usuários de drogas para a cidade. Era mentira.

Um detalhe chamou a atenção: o homem estava deitado perto de uma tampa, conhecida como PV (usada em pontos de verificação de linhas subterrâneas), com a identificação da Companhia de Engenharia de Tráfego da capital paulista; não de São José dos Campos.

Uma medida liminar (decisão provisória) foi concedida pela juíza eleitoral Patrícia Milani no último sábado, determinando a suspensão da exibição do vídeo. A magistrada ainda vai decidir se concede direito de resposta ao prefeito.

O objetivo do vídeo era confundir o eleitor sobre uma falsa operação de transporte de usuários de drogas para a cidade pelo atual prefeito Anderson Farias (PSD), que tenta a reeleição. Ninguém da campanha de Eduardo Cury foi localizado para comentar o assunto.

Compartilhe