Diário de São Paulo
Siga-nos

Veja como incluir nome na lista da ‘xepa’ da vacina contra Covid-19 na cidade de SP

Para incluir o nome na lista de espera para a vacina contra a Covid, a chamada "xepa", feita pela Prefeitura de São Paulo para não desperdiçar doses

Veja como incluir nome na lista da ‘xepa’ da vacina contra Covid-19 na cidade de SP
Veja como incluir nome na lista da ‘xepa’ da vacina contra Covid-19 na cidade de SP

Redação Publicado em 10/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h54


Funcionários informam que as listas de espera pelo imunizante estão lotadas.

Para incluir o nome na lista de espera para a vacina contra a Covid, a chamada “xepa”, feita pela Prefeitura de São Paulo para não desperdiçar doses remanescentes, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) solicitam documento com foto, carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de endereço. A inclusão pode ser feita pessoalmente, porém, algumas UBSs ouvidas pelo G1 fazem o processo por telefone.

Segundo funcionários, as listas estão lotadas. O G1 entrou em contato com 12 UBSs na cidade de São Paulo, nas Zonas Sul, Central, Leste e Norte. Dessas, somente 6 atenderam o telefone.

Duas delas, nas zonas Sul e Leste, informaram que é possível colocar o nome na lista por telefone. O restante pede que o interessado se apresente pessoalmente, munido de documento com foto, carteirinha do SUS e, em alguns casos, também um comprovante de endereço.

As pessoas podem incluir o nome na lista das 7h às 19h.

No município de São Paulo, além das 486 UBSs, a vacinação contra a Covid-19 atambém em três Centros de Saúde e em 17 Serviços de Atenção Especializadas (Saes).

Na capital paulista, a orientação para a “xepa” é a de que a unidade de saúde mantenha listas de espera com os telefones dos usuários elegíveis para convocação. Por meio de instrutivos técnicos, a prefeitura orienta quais pessoas devem ser prioridade nessas listas.

Em fevereiro, a Secretaria da Saúde chegou a inserir em uma nota técnica a orientação de que qualquer pessoa com mais de 18 anos poderia ser vacinada para não haver descarte de doses, mas a ordem foi revista posteriormente.

A orientação ocorreu após o G1 revelar que funcionários das unidades se organizavam em grupos de WhatsApp para distribuir doses da CoronaVac que sobravam de frascos multidose e que houve descarte em postos de saúde que não conseguiram redistribuir as vacinas excedentes para idosos da faixa etária autorizada.

Neste mês, a Prefeitura de São Paulo alterou novamente as regras sobre quem pode se inscrever na fila de espera de postos de saúde para receber doses remanescentes.

No instrutivo divulgado pela Prefeitura nesta quarta-feira (9), a secretária da Saúde informa que caso houver doses remanescentes perto do fim das atividades da vacinação, a aplicação deve priorizar:

  • Acadêmicos em Saúde em estágio, independente do período de formação, das categorias profissionais
  • Estudantes de área técnica em saúde em estágio, independente do período de formação, nas categorias
  • Pessoas com mais de 50 anos de idade.

A unidade de Saúde deverá manter listas de espera com os usuários, residentes da cidade de São Paulo, elegíveis em sua área de abrangência: moradores, estudantes e quem trabalha na região da unidade (necessário apresentar documentação com endereço) com telefones para convocação deste público.

“A orientação é fazer a inscrição na lista de doses remanescentes próxima ao trabalhou a residência de uma forma que a pessoa consiga chegar rapidamente quando for chamado”, afirma o coordenador da Secretária da Saúde, Luiz Artur Vieira Caldeira. Ele informou que no município mais de 1800 pessoas são atendidas pela lista da “xepa” por dia.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias