Diário de São Paulo
Siga-nos
Transporte

Paralisação de funcionários causa atrasos em 41 linhas de ônibus da Zona Norte de SP

A greve dos colaboradores da empresa viária Sambaíba é considerada ilegal

Paralisação de funcionários causa atrasos em 41 linhas de ônibus da Zona Norte - Imagem: reprodução TV Globo
Paralisação de funcionários causa atrasos em 41 linhas de ônibus da Zona Norte - Imagem: reprodução TV Globo

Nathalia Jesus Publicado em 06/02/2023, às 09h30


Na manhã desta segunda-feira (06), passageiros de 41 linhas de ônibus que atendem a Zona Norte de São Paulo foram surpreendidos com uma paralisação de funcionários de uma empresa viária que provocou grandes transtornos na região.

Os trajetos alcançados pela empresa Viação Sambaíba são resposáveis por ligar a Zona Norte às outras regiões da cidade - Leste, Sul, Oeste e Centro.

Segundo informações do G1, os motoristas de ônibus reponsáveis pela paralisação afirmaram que houve uma reunião para decidir sobre o ato depois que cinco colaboradores da empresa foram demitidos e outros 20 foram suspensos por infrações e punições. De acordo com os organizadores, a greve é uma forma de retaliação pela decisão da empresa privada.

Em nota, a SPTrans lamentou os atrasos e transtornos causados pela movimentação dos motoristas e esclarece que a ação sem o devido aviso prévio aos passageiros é considerado ilegal:

"Descumpriu o prazo legal de 72 horas para comunicação oficial antecipada de paralisação de serviço essencial e prejudicando a população desde as 4h20 desta segunda-feira", dizia o comunicado.

No informe, a empresa também ressaltou que foram acionados ônibus do sistema Paese na tentativa de respaldar os passageiros que foram prejudicados pela paralisação dos funcionários da Viação Sambaíba. A instituição informou que irá abrir um boletim de ocorrências contra os envolvidos na ação.

"A SPTrans está aplicando, de forma automática, as autuações pelas viagens não realizadas", finalizou.

Compartilhe  

últimas notícias