Diário de São Paulo
Siga-nos

Estimacão reúne mais de 15 mil apaixonados por pets em Rio Preto

A 11ª primeira edição do Estimacão em São José do Rio Preto (SP) foi para nenhum cão colocar defeito. O evento promovido pela TV TEM reuniu mais de 15 mil

Estimacão reúne mais de 15 mil apaixonados por pets em Rio Preto
Estimacão reúne mais de 15 mil apaixonados por pets em Rio Preto

Redação Publicado em 20/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h01


A 11ª primeira edição do Estimacão em São José do Rio Preto (SP) foi para nenhum cão colocar defeito. O evento promovido pela TV TEM reuniu mais de 15 mil pessoas no recinto de exposições, neste domingo (19).

O público conferiu apresentação de cães adestrados, orientação veterinária para os pets, estética animal, feira de adoção, concurso de cães, cantinho da foto e espaço da criança.

Todas as atividades eram gratuitas e quem quisesse podia contribuir com um quilo de alimento na Campanha “Bem Legal” da TV TEM. Para o assistente de marketing Ivaldo Neto a doação de alimentos torna o evento mais solidário.

“O mais legal é perceber que as pessoas não pensam somente na diversão, elas também querem ajudar ao próximo”, diz Neto.

Também teve a feira de adoção responsável, que ajudou cachorros e gatos a encontrarem um novo lar. A protetora de animais Gisela Velano contabiliza que mais de cem animais foram adotados neste domingo.

“Conseguimos encontrar donos que realmente queriam um animal. Eles passaram por uma entrevista e preencheram uma ficha de adoção responsável”, disse Gisela.

Vacinação

Outra preocupação do Estimacão foi garantir a saúde e o bem-estar dos animais. Foram oferecidos de graça exames para leishmaniose, vacinação antirrábica e cadastro para castração.

Segundo o veterinário do Centro de Zoonoses Carlos Santos Ferreira a maior procura foi pela vacina. “Depois que um gato foi encontrado com o vírus da raiva em Rio Preto, às pessoas perceberam a importância de vacinar os animais”, diz o veterinário.

A professora de Rio Preto Vanessa Teixeira foi uma das pessoas que aproveitou para colocar em dia a carteirinha de vacinação da Hanna, uma cachorrinha Pinscher de nove meses.

“Não tinha conseguido levar ela para tomar a vacina por causa da correria do dia a dia e hoje aproveitei que não trabalho”, diz a professora.

Já a esteticista Tacyane Lemes fez um check-up completo na Alice, uma vira-lata de três anos.

“A Alice fez tudo o que tinha direito. Ela tomou a vacina, fez exame de sangue e o cadastro para castração, tudo no mesmo lugar”, disse Tacyane.

Concurso de cães

A principal atração do Estimacão foi o concurso de cães, que elegeu a raça mais exótica, o maior e menor cães, mais parecido com o dono e o vira-lata mais simpático.

O prêmio de menor cão ficou com a Kiara, da raça Pinscher, de apenas 24 centímetros, da gerente de produção Elisabete Teixeira. “Ela já é bem velhinha, tem 16 anos, fiquei muito feliz que com a vitória”, disse.

Pinscher de 24 centímetros ganha prêmio de menor cão no Estimacão em Rio Preto  (Foto: Francielle Souza/G1)

Pinscher de 24 centímetros ganha prêmio de menor cão no Estimacão em Rio Preto (Foto: Francielle Souza/G1)

Com 86 centímetros de altura, 103 centímetros de comprimento e 98 quilos o Bilebol, da raça Dogue Alemão, levou o troféu de maior cachorro. De acordo com a dona dele, a técnica veterinária Carol Oliveira, o animal come muito e é quase do tamanho dela em pé.

“Por mais que ele seja grande, não achei que íamos ganhar, foi uma surpresa muito boa”, disse Carol.

Dogue Alemão de 86 centímetros de altura e 103 de centímetros de comprimento vence concurso de maior cão  (Foto: Francielle Souza/G1)

Dogue Alemão de 86 centímetros de altura e 103 de centímetros de comprimento vence concurso de maior cão (Foto: Francielle Souza/G1)

O vencedor da raça mais exótica foi o Ayron, um Malamute-do-Alaska de seis meses, do estudante Patrick Padovani. “Participamos todos os anos, mas essa é a primeira vez que ele ganha”, diz.

Malamute-do-Alaska ganhou na categoria "raça mais exótica" do concurso do Estimacão  (Foto: Francielle Souza/G1)

Malamute-do-Alaska ganhou na categoria “raça mais exótica” do concurso do Estimacão (Foto: Francielle Souza/G1)

Fantasiada de Carmen Miranda, a Pandora, uma labradora de cinco anos, levou o prêmio do cãozinho vira-lata mais simpático. A produção foi ideia da veterinária Natália Cardoso.

“Ano passado ela participou vestida de cigana e também ganhou”, disse Natália.

Pandora de cinco anos ganhou na categoria de cãozinho mais simpático (Foto: Francielle Souza/G1)

Pandora de cinco anos ganhou na categoria de cãozinho mais simpático (Foto: Francielle Souza/G1)

E por último, na categoria de cão mais parecido com o dono, o Gold de 7 anos, da raça Shihtzu levou o troféu. A tosadora Josiane Ribeiro ficou emocionada com a vitória.

“Trabalho com isso todos os dias, mas não posso produzir os cachorros de outras pessoas como gostaria. O Gold topa tudo, ele se diverte junto com a gente”, disse a tosadora.

Cão da raça Shihtzu é eleito o mais parecido com a dona  (Foto: Francielle Souza/G1)

Cão da raça Shihtzu é eleito o mais parecido com a dona (Foto: Francielle Souza/G1)

Compartilhe  

últimas notícias