Diário de São Paulo
Siga-nos

Corpus Christi: confira o que abre e fecha no ponto facultativo em São Paulo

Imagem Corpus Christi: confira o que abre e fecha no ponto facultativo em São Paulo

Redação Publicado em 14/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 19h17


Sempre quando tem um feriado à vista, os trabalhadores ficam animados e criam planos de lazer e descanso. E a oportunidade da vez é o Corpus Christi, que será celebrado nesta quinta-feira (16).

No entanto, a ocasião, que tem grande importância para as igrejas cristãs para celebrar o corpo e o sangue de Cristo, é considerada um feriado facultativo. Sendo assim, fica a critério de cada cidade se a data se torna um feriado local ou se a folga é uma decisão dos gestores.

Na cidade de São Paulo, a data será ponto facultativo. Portanto, todos os órgãos públicos que são considerados não essenciais estarão livres para dar folga aos seus funcionários, contanto que eles compensem o dia mais tarde. No entanto, serviços de grande importância para a sociedade, especialmente saúde e segurança, não vão fechar.

No caso das empresas privadas, os diretores poderão decidir se os colaboradores estarão liberados do serviço para aproveitar o feriado.

Por outro lado, a próxima sexta-feira (17) não contará como emenda. Logo, o dia será de expediente normal. Para aqueles que estão com dúvidas sobre o que abre e fecha em São Paulo, o Diário preparou uma lista do será ou não impactado pelo feriado. Confira:

Comércio

Os gerentes ou proprietários das lojas de shopping centers e dos comércios de rua podem decidir se abrirão as portas no feriado.

Como o Corpus Christi é um ponto facultativo, a folga pode ser dada aos funcionários, desde que haja um acordo prévio entre o empregado e o empregador.

Bancos

As agências bancárias em todo o país não vão abrir na quinta-feira (16). A suspensão temporária das operações ocorrerá até nos municípios em que o Corpus Christi, como feriado ou ponto facultativo, tenha sido antecipado.

Apesar disso, durante o feriado, os clientes poderão recorrer aos serviços de canais digitais e remotos, autoatendimento, atendimento por celular, telefone fixo e computador, que vão funcionar normalmente.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), anunciou recentemente que as atividades nas agências voltarão à normalidade na sexta-feira (17).

Contas de água, energia e telefone, e carnês com vencimento em 16 de junho podem ser pagas, sem acréscimo, no dia seguinte ao feriado.

Ônibus

A SPTrans informou que, na quinta-feira (16), o transporte coletivo da capital paulista vai operar com a tabela de horário de sábado e feriados. Na sexta, as frotas voltam a operar com o horário de dias úteis.

A empresa também afirmou que as atividades dos pontos de venda dos terminais urbanos e Expresso Tiradentes ocorrerão das 6h às 22h na quinta e na sexta-feira.

No entanto, as lojas do Jabaquara, Santana e o Posto Central estarão fechadas no Corpus Christi. No dia seguinte, voltam a funcionar nos horários normais.

Já o Posto de Apoio à Mulher não vai funcionar nos dois dias.

Correios

Em todo o estado de São Paulo, as agências dos Correios vão ficar fechadas na quinta-feira (16), mas voltarão a operar na sexta-feira. Apesar do Corpus Christi, os deslocamentos de encomendas seguem normalmente.

INSS

As agências do INSS não estarão abertas na quinta e na sexta-feira. A Central 135 também não vai funcionar durante o Corpus Christi, exceto os serviços automatizados.

Mas, o atendimento telefônico volta a funcionar na sexta-feira.

O INSS orienta os segurados a usarem o aplicativo Meu INSS caso precisem de algum serviço ou ligar para o 135 caso tenham agendado algum atendimento na sexta e queiram remarcar.

Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) não vai abrir na quinta-feira (16), portanto, não haverá negociações na entidade. As operações voltam ao horário normal na sexta (17).

Compartilhe  

últimas notícias