Diário de São Paulo
Siga-nos
Censo

Censo 2022: novo concurso do IBGE oferece 24 vagas em Pedreira, Santo Antônio do Jardim e Jaguariúna; veja como se inscrever

Oportunidades até esta segunda (29) são para recenseador e agente censitário supervisor. Entenda como são as funções e as remunerações.

Censo 2022: novo concurso do IBGE oferece 24 vagas em Pedreira, Santo Antônio do Jardim e Jaguariúna; veja como se inscrever - Imagem: reprodução grupo bom dia
Censo 2022: novo concurso do IBGE oferece 24 vagas em Pedreira, Santo Antônio do Jardim e Jaguariúna; veja como se inscrever - Imagem: reprodução grupo bom dia

G1 Publicado em 28/08/2022, às 17h04


Um novo processo seletivo aberto pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferece 24 vagas temporárias para o Censo Demográfico 2022 em três cidades da área de cobertura do g1 Campinas. O censo começou em 1° de agosto e deve ir até o dia 31 de outubro.

Oportunidades para recenseador

  • Pedreira (SP) - 20 oportunidades (15 para ampla concorrência; 4 para pessoas pretas ou pardas; e uma para pessoa com deficiência)
  • Santo Antônio do Jardim (SP) - 3 oportunidades (2 para ampla concorrência; e 1 para pessoas pretas ou pardas)

Oportunidade para agente censitário supervisor

  • Jaguariúna (SP) - 1 oportunidade (ampla concorrência)

As inscrições devem ser feitas até esta segunda-feira (29) pelo site do IBGE. As vagas para recenseador exigem nível fundamental completo e oferecem remuneração de acordo com a produtividade. Já para agente censitário supervisor, é necessário nível médio completo, e o salário é de R$ 1,7 mil.

A taxa de inscrição não será cobrada, e a seleção ocorrerá por meio de análise de títulos, que abrange a titulação acadêmica dos candidatos.

O que faz um recenseador?

A jornada de trabalho para a função de recenseador é de, no mínimo, 25 horas semanais. A previsão de duração do contrato é de até três meses, podendo ser prorrogado.

A remuneração será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios.

O que faz um agente censitário supervisor?

A jornada de trabalho de agente censitário municipal e supervisor é de 40 horas semanais, sendo 8 horas diárias. A previsão de duração do contrato de ambas as funções é de até 5 meses, podendo ser prorrogado.

O agente censitário municipal gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o agente censitário supervisor, subordinado ao municipal, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

As vagas para as funções de agente censitário municipal e agente censitário supervisor terão inscrição única. Ao candidato que obtiver melhor classificação no concurso será oferecida a vaga de agente censitário municipal. Aos demais candidatos classificados serão asseguradas as vagas de agente censitário supervisor, obedecida a ordem de classificação.

Compartilhe  

últimas notícias