Diário de São Paulo
Siga-nos
Meio Ambiente

Bioma Cerrado bate recorde em alertas de desmatamento; Amazônia registra queda

Os dados foram calculados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Bioma Cerrado bate recorde em alertas de desmatamento; Amazônia registra queda - Imagem: reprodução Twitter
Bioma Cerrado bate recorde em alertas de desmatamento; Amazônia registra queda - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 04/08/2023, às 09h07 - Atualizado às 10h00


A situação de desmatamento na Amazônia e no Cerrado vem apresentando contrastes notáveis, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Conforme informações do Notícias ao Minuto, no Cerrado, o segundo maior bioma do país, os alertas de desmatamento atingiram um recorde preocupante. Entre janeiro e julho deste ano, os avisos do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (DETER) aumentaram em 21%.

Nesse período, mais de 6.300 quilômetros quadrados foram desmatados, sendo a maior parte localizada na região do Matopiba, que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Por outro lado, na Amazônia, a situação é diferente.

Os alertas de desmate diminuíram significativamente em 42,5% entre janeiro e julho deste ano, marcando uma mudança surpreendente de tendência, considerando que o semestre anterior indicava uma aceleração do desmatamento. De agosto de 2022 a julho deste ano, o DETER emitiu alertas para uma área de 7.952 quilômetros quadrados.

É importante ressaltar que a queda dos indícios de desmatamento foi registrada em todos os estados do bioma Amazônia, o que sinaliza um possível cenário de controle e preservação ambiental mais efetivo. No entanto, a situação no Cerrado ainda pede atenção e medidas urgentes para conter a degradação desse ecossistema brasileiro.

Compartilhe  

últimas notícias