A data é uma homenagem ao movimento contra ditadura de Getúlio Vargas (1882-1954), realizado por paulistas que resistiram ao governo da época
Mateus Omena Publicado em 08/07/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h47
O Dia da Revolução Constitucionalista de 1932 será celebrado no próximo sábado (9) na forma de feriado. Em virtude da ocasião, certos serviços públicos municipais e estaduais terão mudanças no funcionamento na cidade de São Paulo.
Também conhecido por “Dia da Revolução e do Soldado Constitucionalista”, a data é uma homenagem ao movimento contra ditadura de Getúlio Vargas (1882-1954), realizado por paulistas que saíram às ruas para protestar ou ingressar nos grupos de resistência.
Como é um dia especial no estado de SP, quem sair para trabalhar nesta data pode ter direito à hora extra, com adicional de 100%, dependendo do acordo estabelecido com o empregador.
O sábado também contará com um tempo firme, com baixa temperatura pela manhã, mas as condições térmicas mudarão a partir da tarde, com a presença de sol e calor. As temperaturas máximas devem ficar em torno de 26ºC, informou o site Climatempo.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), da Prefeitura de São Paulo, afirmou que no período da tarde a umidade relativa do ar pode chegar a 30%. No entanto, o índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 60%. Além disso, não há previsão de chuvas.
O Dia da Revolução Constitucionalista não entrou para a lista dos feriados que foram antecipados pelos governos estadual e municipal, como estratégia para controlar os índices de contaminação pelo coronavírus.
Veja abaixo o funcionamento de serviços essenciais em São Paulo amanhã:
No sábado (9), as AMAs/UBSs Integradas da cidade de São Paulo estarão abertas, das 7h às 19h, para pronto-atendimento e vacinação contra Influenza, Covid, sarampo e outras doenças.
Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), prontos-socorros e hospitais municipais, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão normalmente.
No entanto, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III, a Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ), a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), o LabZoo, o Centro de Controle de Intoxicações e a Central de Regulação funcionarão apenas com demandas internas. Essas unidades não estarão abertas ao público.
Todos os serviços de saúde voltarão a funcionar normalmente na segunda-feira (11).
Os postos do Poupatempo estarão fechados durante o sábado (9) em todo o estado de São Paulo.
O atendimento presencial voltará a funcionar na segunda-feira (11), no horário habitual de cada local, com agendamento prévio via site ou aplicativo de celular.
Mas, os serviços digitais continuarão disponíveis nos canais eletrônicos.
Durante o feriado da Revolução Constitucionalista, os Correios não funcionarão na capital, Grande São Paulo, Baixada Santista e Vale do Ribeira. Mesmo assim, algumas agências manterão o atendimento ao público.
Veja as unidades:
Mutinga (SP)
Sacomã (SP)
Brigadeiro Faria Lima (São Bernardo do Campo)
Agu (Osasco)
As empresas CPTM, Metrô e EMTU, que são ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), terão mudanças em suas operações durante o feriado.
No sábado (9), a programação de todas as linhas controladas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) será a mesma de domingo. Já os trens das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, operadas pela ViaMobilidade, funcionarão normalmente.
Para quem pretende pegar o metrô para ir ao trabalho ou às atividades de lazer, as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata vão funcionar com trens reserva para atender a demanda de passageiros, caso seja necessário.
Mas, na 4-Amarela, operada pela companhia Viaquatro, a operação envolverá trens que circularão com intervalos equivalentes aos domingos. Na linha 5-Lilás, o funcionamento será normal para o sábado.
Os paulistanos que vão se deslocar pelos ônibus da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), a programação para frota seguirá os típicos horários de domingo.
Por outro lado, quem for usar os transportes de SPTrans terá um alívio, pois a empresa anunciou que os serviços não terão mudanças no feriado. No sábado (9), a operação dos ônibus quanto os postos de venda e atendimento deverão manter o funcionamento normal para um sábado.
Leia também
SURUBA? Vídeo vazado de sexo entre prefeito e 2 mulheres causa polêmica na web
Pernoca lidera isolado a disputa pela Prefeitura de Poá
Justiça nega pedidos para impedir candidatura de Pablo Marçal a prefeito
O paradoxo do politicamente correto: proteger ou reprimir?
PRTB vai à polícia contra "fake" sobre ligação de Avalanche com PCC; advogado prepara tudo
Pendências fiscais crescem no Brasil; saiba se seu CPF ou CNPJ está em risco
Mercado prevê sequência de altas na Selic em 2024
Jovem perde a vida em trágico acidente com carro partido ao meio em São Paulo
Prefeita de Paris afirma que anéis olímpicos ficarão na Torre Eiffel até 2028
TRAGÉDIA: Idoso morre após cair em bueiro no interior de São Paulo