Diário de São Paulo
Siga-nos
Sexta-feira da Paixão

Sexta-Feira Santa: o que é celebrado neste feriado? Entenda

A data também é conhecida como Sexta-feira da Paixão

A data também é conhecida como Sexta-feira da Paixão - Imagem: reprodução Freepik
A data também é conhecida como Sexta-feira da Paixão - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 29/03/2024, às 12h18


Nesta sexta-feira (29), é comemorada a Sexta-feira Santa, ou da Paixão, que é um feriado nacional. No entanto, muitos não conhecem a história por trás do dia de folga que costuma ser uma ótima data para viagens e descanso do trabalho.

De acordo com a Exame, a data é uma parte fundamental da Semana Santa, que inclui eventos como a Última Ceia, a prisão de Jesus, sua crucificação, morte e posterior ressurreição, celebrada no Domingo de Páscoa.

A origem da data está ligada aos relatos bíblicos do Novo Testamento, especialmente nos Evangelhos, que narram os eventos que levaram Jesus Cristo à crucificação. De acordo com a tradição cristã, Jesus foi traído por Judas Iscariotes, preso pelas autoridades romanas e judeus, e finalmente sentenciado à morte por crucificação pelo governador romano Pôncio Pilatos.

Desse modo, segundo o cristianismo, a Sexta-Feira Santa é um dia de silêncio e reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Por este motivo, o momento é marcado por diversos rituais e penitências, como o jejum de carne ou abstinência dos considerados "prazeres mundanos".

Vale citar que a prática de não comer carne na Sexta-feira Santa seja especialmente associada ao Cristianismo, outras religiões também têm práticas semelhantes de abstinência de carne em certos dias como parte de suas práticas religiosas.

Compartilhe  

últimas notícias