Diário de São Paulo
Siga-nos
RELIGIÃO

Católicos podem ser maçons?

O Dicastério para a Doutrina da Fé, com a aprovação do Papa, atendeu ao pedido de um bispo filipino sobre a crescente adesão de fiéis à maçonaria

Vaticano vs. Maçonaria. - Imagem: Reprodução/ Facebook | Divulgação
Vaticano vs. Maçonaria. - Imagem: Reprodução/ Facebook | Divulgação

Marina Roveda Publicado em 16/11/2023, às 08h26


O Dicastério para a Doutrina da Fé, órgão do Vaticano, reiterou a proibição de católicos se filiarem à maçonaria em resposta a uma solicitação do bispo de Dumanguete, nas Filipinas. A resposta, datada de 13 de novembro de 2023, recebeu a aprovação do Papa Francisco e foi assinada pelo prefeito Victor Fernandéz.

Diante da preocupação expressa pelo bispo Julito Cortes sobre o aumento contínuo de fiéis filiados à maçonaria em sua diocese, o Dicastério decidiu abordar a questão em dois níveis: doutrinário e pastoral.

No aspecto doutrinário, o órgão vaticano esclareceu que a filiação ativa de um fiel à maçonaria é proibida devido à incompatibilidade entre a doutrina católica e os princípios maçônicos. Essa proibição já estava estabelecida na Declaração da Congregação para a Doutrina da Fé de 1983 e nas Diretrizes da Conferência Episcopal de 2003. A nota destacou que essas restrições também se aplicam a eventuais eclesiásticos inscritos na maçonaria.

No âmbito pastoral, o Dicastério sugeriu que os bispos filipinos realizem uma catequese popular em todas as paróquias para explicar as razões da incompatibilidade entre a fé católica e a maçonaria. Além disso, os bispos foram convidados a considerar a possibilidade de fazer um pronunciamento público sobre o assunto.

A Declaração de novembro de 1983, citada na resposta, reafirmou que os católicos afiliados a lojas maçônicas estão em estado de pecado grave. Essa posição foi reiterada pelo Cardeal Joseph Ratzinger, então prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, e pelo Papa João Paulo II, evidenciando a continuidade da proibição mesmo após a entrada em vigor do novo Código de Direito Canônico em substituição ao de 1917.

Compartilhe  

últimas notícias