Diário de São Paulo
Siga-nos

Voluntariado – Faça parte!

Voluntário - Imagem: Reprodução | Freepik
Voluntário - Imagem: Reprodução | Freepik

Marcelo Dutra Publicado em 17/08/2022, às 09h25


Existe uma frase célebre que é atribuída a Mahatma Gandhi, “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Como fazer isso? Uma das formas é o voluntariado. O voluntário é aquele cidadão que não se conforma com os inúmeros problemas sociais e tampouco com a inércia do poder público; por isso, se propõe a atuar com outras pessoas, dedicando uma parte do seu tempo e talentos para ajudar ao próximo. Conforme o Instituto Conecta Brasil, (Organização sem fins lucrativos, que objetiva aproximar pessoas, ações, organizações e coletivos para transformar vidas): “O voluntariado pode ser definido pelo auxílio a outras pessoas, de forma programada e voluntária, sendo totalmente gratuito e voltado para causas sociais”.

A Pesquisa Voluntariadono Brasil, que já está em sua terceira edição e é realizada pelo Observatório do Terceiro Setor, aponta com dados de 2021, que a quantidade de pessoas que dizem já ter participado de alguma ação voluntária cresceu 31% em relação a 2011. O levantamento aponta para o aumento da atenção com alguns grupos, como: famílias, comunidades, animais e pessoas com necessidades especiais. A quantidade de brasileiros que se dedicam a ações voluntarias é estimada pela pesquisa em aproximadamente 57 milhões.

Exemplo desse crescimento é o surgimento de diversas associações, Organizações Não Governamentais (ONG) e institutos. Entre eles, é possível destacar o Instituto Pra Quem Precisa, que atualmente centraliza suas ações em um espaço cedido pelo Centro Universitário UniSant’Anna, na zona norte da capital paulista. Inicialmente batizado de Comida Pra Quem Precisa, hoje o Instituto, além de distribuir alimentos e itens de higiene a moradores em situação de rua, tornou-se um hub mantenedor de múltiplos projetos sociais, tais como: Carinho Pra Quem Precisa, que organiza visitas a institutos de longa permanecia objetivando ofertar afabilidade e escuta ativa aos que lá estão; Amor Além das Fronteiras é a ação que leva mantimentos, palavras de conforto e esperança a outros municípios e estados; Sorriso Pra Quem Precisa é a arte da palhaçoterapia, motivando alegria em ambientes hospitalares através de atividades artístico-lúdicas; o Kids promove diversão para crianças em regiões carentes, o intuito é aprender brincando com temas ambientais e sociais; o GRACE realiza ações de acolhimento emocional em casas de repouso e comunidades, como forma de levar respeito e amparo àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade; o Centro de Acolhimento, Socialização e Apoio (CASA), atua no tratamento terapêutico de dependentes químicos e está dividido em duas fazes: a primeira (desintoxicação) realizada em um sítio na cidade de Bom Jesus dos Perdões, e a segunda no bairro do Jaçanã – zona norte de São Paulo, onde os acolhidos passam por processo de purificação do organismo, regularização de documentos, recebem orientação psicológica e profissional para reinserção social e no mercado de trabalho.

A presidente do Instituto Pra Quem Precisa, Érika Godoy, afirma que a atuação dos voluntários e colaboradores é imprescindível para realização das obras sociais. Destaca ainda a importância das doações que recebe de pessoas físicas e jurídicas, como a empresa Swift que colabora semanalmente e o governo de Taiwanque, generosamente, fez expressiva contribuição ao Instituto por meio do seu escritório de representação econômica e cultural em nosso país. São ações altruístas e de cidadania como essas que distribuem afeto e propagam esperança de dias melhores.

Compartilhe  

últimas notícias