Diário de São Paulo
Siga-nos

Saiba a importância da vitamina C para o nosso organismo

Dra. Tatiana Vilasboas*

Saiba a importância da vitamina C para o nosso organismo
Saiba a importância da vitamina C para o nosso organismo

Redação Publicado em 18/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 14h39


Dra. Tatiana Vilasboas*

Saiba a importância da vitamina C para o nosso organismo

O ácido ascórbico, a vitamina C, está contida em vários alimentos, como por exemplo no brócolis, acerola, goiaba vermelha, laranja, caju e pimentão, e é fundamental para saúde do nosso organismo. A falta e a deficiência grave do ácido ascórbico pode levar uma doença chamada escorbuto. A neurocirurgiã Dra. Tatiana Vilasboas, da Pineapple Medicina Integrada, explica: “Ele causa alterações em sua deficiência grave, como o crescimento dos ossos em crianças, perda dos dentes, sangramentos de gengivas, petecas, sangramentos perifoliculares, isso é a falta grave”.

Atualmente tem se estudado muito sobre a vitamina C em nosso organismo e os benefícios em mantê-lo em níveis ideais ao nosso corpo. Existem diversos estudos comprovando que a quantidade de ácido ascórbico contida em nosso organismo é diferente, tendo uma quantidade maior no cérebro e dentro dele existem regiões que possuem mais vitamina C do que outras. “O ácido está sendo ligado nessas novas pesquisas com uma modulação de neurotransmissores, tanto dopaminérgicos, glutamatérgicos e gabaérgicos, então ele auxiliaria na neurotransmissão da comunicação do nosso cérebro, além do efeito, é antioxidante, limitar os efeitos de danos causados por isquemia e reperfusão, e oligoemia, ou seja, a perfusão débil do nosso cérebro. Além disso, também doenças que são degenerativas, como Alzheimer e Parkinson, têm níveis elevados de um estresse oxidativo que a vitamina C ajudaria a combater”, explica a neurocirurgiã.

Uma alimentação saudável rica em proteínas, vitaminas e sais minerais é essencial para o bom funcionamento do corpo. Para adquirirmos as quantidades necessárias de vitamina C, podemos procurar por alimentos como brócolis, goiaba vermelha, caju, laranja, acerola, pimentão, repolho e entre outros alimentos. Existem vários alimentos que são ricos em ácido ascórbico que podemos consumir, e, além disso, existem exames de sangue que podem ser realizados para avaliar se a quantidade dentro do nosso organismo está nos níveis adequados. Atualmente, existe há suplementação via oral da vitamina que pode ser lançada a mão em casos de deficiência dessa vitamina no organismo.

__________________
*Dra. Tatiana Vilasboas – Neurocirurgiã do Hospital San Gennaro
Graduada em Medicina pela Universidade do Vale do Sapucaí. Residência médica em Neurocirurgia pelo Hospital das Clínicas Samuel Libânio. Pós-graduada em Neuro¬oncologia pelo Hospital Sírio ¬Libanês. Post Fellow Neurosurgery Universitats Klinikum Tubingen, Baden¬Wuttemberg, Germany. Neurocirurgiã do Hospital San Gennaro.
Compartilhe  

últimas notícias