Diário de São Paulo
Siga-nos

Resenha com o Kascão: Técnicos brasileiros precisam de reciclagem

Por Renato Nalesso*

Resenha com o Kascão: Técnicos brasileiros precisam de reciclagem
Resenha com o Kascão: Técnicos brasileiros precisam de reciclagem

Redação Publicado em 03/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h43


Por Renato Nalesso*

Técnicos brasileiros precisam de reciclagem

Lembro claramente que na minha infância e adolescência existiam vários técnicos de renome e com capacidade reconhecida. Desde a inteligência de Ênio Andrade, passando pelo sucesso absoluto de Telê Santana e chegando até a rivalidade histórica de Vanderlei Luxemburgo e Felipão, não dá para negar que o futebol brasileiro era muito bem representado. Mas vamos ser sinceros? De uns três ou quatro anos para cá o ostracismo no esporte tem feito muitos clubes apostarem em gringos no comando. Nunca vi tantos por aqui.

O mais recente agora é o português Paulo Sousa, que abandonou a Seleção da Polônia para acertar com o Flamengo. Ele vem na sombra do sucesso do compatriota Jorge Jesus, que na Gávea conseguiu a proeza de somar mais títulos do que derrotas no cargo. Particularmente vejo como uma aposta. Vai depender de como o super elenco do Mengão vai recebe o cara. Porque se quiser ‘meter a mala’ vai sofrer como Rogério Ceni e Renato Gaúcho.

Mas essa invasão de estrangeiros por aqui só prova que os nossos técnicos brasileiros precisam urgentemente de uma reciclagem. E não é só ir fazer cursos na CBF não. Digo de postura no vestiário e conceitos táticos. Quando você vê caras como o próprio Renato, Mano Menezes e Abel Braga totalmente esquecidos, é porque a coisa está feia mesmo. Aliás, indo mais além, depois da geração do Luxa, Felipão, Antônio Lopes, Nelsinho, Levir Culpi, Parreira, Joel, quem surgiu pra valer? Algo preocupante acontece por aqui e a tendência é um gringo assumir nossa Seleção em breve. Escutem o que estou falando, viu?

Reforços à vista?

Atual presidenta do Palmeiras, Leila Pereira já deu a letra: não vai medir esforços para pintar o mundo do futebol em verde e branco. Isso em alusão ao tão sonhado título do Mundial de Clubes. Para isso está correndo atrás de reforços. Até agora só trouxe o goleiro veterano Marcelo Lomba (pra ser reserva do Wéverton) e os desconhecidos Atuesta e Rafael Navarro, ex-Botafogo. Mas informações dão conta que três nomes fortes já estão em negociação: o zagueiro Balbuena, que formaria com Gomez a dupla de zaga da Seleção Paraguaia; o meia Philippe Coutinho, que quer voltar ao Brasil e a cereja no bolo Luís Suárez, artilheiro do Atlético de Madrid, que teria brigado com o técnico Simeone. Já pensaram em um time desses?

________________

Renato Nalesso é profissional de mídia desde 1999. Jornalista, pós-graduado e com passagens por Bandeirantes, Globo e Record. Exerceu por três anos a função de assessor de imprensa do Guarani Futebol Clube. Desde 2013 acumula as funções de editor-chefe e diretor do programa ‘Os Donos da Bola’ da Band, apresentado pelo ex-jogador Neto.
[email protected] | @RenatoNalesso
Compartilhe  

últimas notícias