Diário de São Paulo
Siga-nos

#Juntos Pela Igualdade De Oportunidades!

S//Paulo Roberto assumindo a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. - Imagem: Divulgação | ASCOM
S//Paulo Roberto assumindo a Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. - Imagem: Divulgação | ASCOM

Rodrigo Sayeg Publicado em 16/08/2022, às 07h24


Na última sexta-feira, um pouquinho antes de entrarmos no final de semana do Dia dos Pais, foi meu pai, o Professor Ricardo Hasson Sayeg, que me presenteou com uma das experiências mais formadoras e elucidativas de meus poucos anos de vida.

Isto porque, naquele mencionado dia, foi meu pai convidado a palestrar na Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, junto com o ilustre Senhor Secretário Paulo Roberto, sendo o tema a luta pela Igualdade de Oportunidades, independentemente de seu credo, raça, cor, religião ou qualquer outro fator que possa ser usado para nos dividir.

Como filho e aluno, tive a oportunidade de conhecer não apenas a Secretaria como um todo e o Ministério que praticam, mas também os brilhantes servidores que lá atuam, ferozmente combatendo o racismo, a discriminação e o preconceito, em todos os cantos do Brasil.

Tudo isso sob a brilhante liderança do Sr. Secretário Paulo Roberto, que está conduzindo a luta contra uma das maiores mazelas da Sociedade Brasileira: o Preconceito e a Discriminação, em cumprimento aos objetivos fundamentais da República, a Constituição Federal.

Aliás, apenas para ressaltar a brilhante carreira deste servidor do povo Brasileiro, o Sr. Paulo Roberto é Advogado, Especialista em Ciência Política, Comunicação Social, Docência no Ensino Superior, Oficial Superior do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e Doutorando em Direito Penal, com as mais inúmeras Condecorações, como a Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Toda uma carreira, desde seu serviço no Corpo de Bombeiros ao seu posto como Secretário Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, de comprometimento em cuidar do povo brasileiro. E este espírito parece reverberar e é expressado em todos os bravos servidores de sua Secretaria.

Eu tive o privilégio de presenciar este comprometimento, por meio de uma Palestra que me deixou inconformado, revoltado e enojado com a capacidade do ser humano de discriminar contra outro ser humano, mas com esperança de que temos como vencer esse mau. Essa esperança vem do espírito combativo, defensor da dignidade humana e amante da Justiça exalado pelos membros do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, representados em sua missão naquela ocasião, pelo Sr. Secretário.

O Sr. Secretário expôs relatos, estatísticas e fatos sobre a nossa história que são revoltantes. Um exemplo, nossa primeira lei de educação, datada de 1837, continha o absurdo e nojento dispositivo que expressamente proibia “os escravos, e os pretos Africanos, ainda que sejam livres ou libertos” de frequentar escolas públicas. Essa norma ficou vigente por quase 50 anos!

Enfim, em sua exposição ele, junto com o Professor Ricardo, mostrou o quanto o País precisa evoluir para assumir sua função de farol da humanidade e o quão importante é o Ministério dedicado exclusivamente para esta missão de erradicar o preconceito, a discriminação e a desigualdade, outorgada a nós pela Constituição Federal.

Sr. Secretário, o senhor reforçou em mim a convicção de que não é mais opcional ser humanista ou defender e resgatar os vulneráveis, sendo essa uma missão de todos nós. Até porque, como já disse outro ícone deste movimento, Martin Luther King: “A injustiça em um lugar qualquer é uma ameaça à Justiça em todo lugar”.

Então, está na hora da Sociedade Brasileira se juntar ao senhor e aos bravos servidores deste Ministério e de sua Secretaria e lutar para erradicarmos essa mazela de uma vez por todas. Conte com mais um lutador Sr. Secretário, mais um que irá se juntar na luta sua e de sua Secretaria e Ministério pela igualdade de oportunidades!

Compartilhe  

últimas notícias