Diário de São Paulo
Siga-nos

Aprenda a tratar as fissuras causadas pela amamentação de forma correta

Aprenda a tratar as fissuras causadas pela amamentação de forma correta - Imagem: Freepik
Aprenda a tratar as fissuras causadas pela amamentação de forma correta - Imagem: Freepik

Dra. Carolina Curci Publicado em 03/08/2022, às 07h52 - Atualizado em 05/08/2022, às 09h40


Babosa, óleo vegetal, limão, casca de banana, buchas… São tantas receitas caseiras para auxiliar na amamentação que são passadas de geração em geração, né? Esses tipos de dicas, apesar de parecerem inofensivas, podem ser extremamente prejudiciais para a saúde da mãe e do bebê. Sabemos que a amamentação não é tarefa fácil e os perrengues são mais frequentes do que imaginamos.

A temida fissura nos mamilos é a principal queixa e causa intensas dores. Antigamente, era recomendado a utilização de buchas vegetais durante a gestação, com o intuito de “calejar” os mamilos e prevenir os machucados, mas isso já caiu por terra. Hoje, a utilização da bucha deve ser completamente extinta na região dos seios. A rigidez do material causa agressões e microcortes nos seios que podem infeccionar, além de piorar o caso das lesões causadas pela amamentação.

Outras receitas da carochinha que tinham o benefício de acalmar os mamilos, como aplicar cascas de banana e mamão, também devem ser evitadas. Isso porque acabam propiciando a proliferação de inúmeras bactérias que, além de piorarem as feridas nos mamilos, ainda podem se alojar no estômago do bebê.

E agora o que eu faço, sento e choro com meu bebê no colo?

Calma, a obstetra e ginecologista, Dra. Carol Curci, comenta que a melhor saída é a utilização de produtos regulamentados e indicados para esse fim, como pomadas 100% lanolina. A lanolina é uma substância obtida da lã de ovelhas, que possui propriedades extremamente cicatrizantes e hidratantes. Mas fique atenta! Procure por lanolinas livres de BHT, pois a substância pode ser muito prejudicial para a saúde do bebê. Ainda segundo a profissional, a pomada pode ser usada a partir do 7º mês de gestação, para promover uma hidratação ainda mais potente e duradoura.

Abaixo listamos o que deve ou não ser feito:

É permitido: 

  • Leite materno;
  • 100% Lanolina sem BHT;
  • Tomar sol nos mamilos.                

NÃO é permitido: 

  • Casca de mamão;
  • Casca de banana;
  • Limão;
  • Óleo Vegetal;
  • Babosa;
  • Mel.                                    

Compartilhe  

últimas notícias