Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

"Agradeço, recebo e me aproprio!"

Agradeço, recebo e me aproprio. - Crédito: Pinterest
Agradeço, recebo e me aproprio. - Crédito: Pinterest

Fernanda Trigueiro Publicado em 02/09/2022, às 08h24


Ninguém gosta de receber uma crítica, isso é quase unanimidade. É difícil ouvir algo ruim sobre nós mesmos. Tentamos arranjar um jeito para se defendere até achar um culpado para tal desavença. Às vezes um comentário é capaz de acabar com o nosso dia. Você já passou por isso? Podem ter falado sobre sua aparência, seu jeito, seu trabalho... seja lá qual foi a "alfinetada" dói. E como dói. Chega a pegar lá no fundo da alma. Só que por outro lado também não é tão simples lidar com belas e agradáveis palavras.

Você já se sentiu desconsertado ao receber um elogio? Ficou sem graça e não sabia como reagir? Se sim, saiba que você não é o único e quando isso acontece, assim como quem busca uma justificativa para a crítica, a gente reage negando o elogio. Por exemplo: se alguém diz que você está bonito, na lata você responde "Eu? Imagina! São seus olhos!". Se o elogio for para uma mulher, ela vai desmentir e dizer que caprichou na maquiagem porque acordou num dia péssimo. E aqueles que ao ouvirem que estão bem vestidos, respondem que a roupa é velha, que estava na promoção... 

Estamos sempre na defensiva. Sempre querendo mostrar "humildade". Seria tão mais fácil apenas agradecer, mas não. A nossa sociedadenunca soube lidar com "reconhecimento" e desde cedo aprendemos a rebater o elogio ou se questionar. Ao ouvir um, você desconfia? Pensa que estão tirando onda ou mentindo? Acredita que o outro só falou, porque quer algo em troca? 

No fim das contas, esta sensação de desconforto diz muito mais sobre a gente do que se imagina. Pode ser uma falta de autoestima, falsa modéstia, medo de parecer arrogante ou até mesmo insegurança. Por que você deve pôr em xeque suas próprias virtudes? A gente vive buscando ser alguém melhor, e aí quando ouvimos algo legal, ficamos sem jeito e ainda negamos? Errado estamos nós.

Aprenda a aceitar elogios. Carinho e amor não se dispensam e energia positiva não se rejeita. A gente faz tanto por merecer e se esforça todos os dias para isso. Na vida, quanto mais a gente agradece, mais coisas boas acontecem. Então, da próxima vez que for elogiado, ouça, reconheça e reforce. Fale "Obrigado" e repita baixinho pra si: "Agradeço, recebo e me aproprio!".

Compartilhe  

últimas notícias