Diário de São Paulo
Siga-nos

Marauê Carneiro: Estamos na era Colaborativa

Marauê Carneiro

Marauê Carneiro: Estamos na era Colaborativa
Marauê Carneiro: Estamos na era Colaborativa

Redação Publicado em 07/07/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h38


Estamos na era Colaborativa

Marauê Carneiro

A mobilização coletiva e interdisciplinar é talvez o exemplo mais concreto de que a humanidade está caminhando para um novo estágio de evolução cultural e social; a chamada inteligência coletiva.

Não é novidade para ninguém que, além da era digital, a pandemia vem transformando as relações entre as empresas, colaboradores e seus consumidores.

Corporações e profissionais estão buscando formas alternativas de engajar as pessoas com suas marcas.

Agora, já imaginou ter milhares de pessoas em seus mais variados perfis gerando soluções para a sua empresa?

Esse é um processo inovado. Pessoas se reúnem para agregar seus conhecimentos com objetivo de gerar soluções e resolver problemas.

A isso chamamos de crowdsourcing, o brainstorm da multidão! Afinal, mil cabeças pensam melhor do que uma.

Mas onde usar?

As áreas que mais tem utilizado essa ferramenta de construção comunitária são: Marketing & Vendas (branding), P&D (Desenvolvimento de pesquisas e Produtos) e Rh (recursos humanos).

Mas não há barreiras. Em tese, qualquer departamento pode construir uma identidade por meio das múltiplas vozes de seus consumidores e colaboradores.

Qual o passo a passo para incorporar o crowdsourcing na empresa?

A nova dinâmica do universo empresarial – baseada na tecnologia e na interconexão – impõe criatividade e novas formas de fazer negócio! Não é reinventar a roda, mas encontrar novas utilidades para ela.

O primeiro passo para quem quer obter vantagem competitiva através desses serviços é compreender “qual a cara de sua empresa?” Afinal, não adianta buscar imergir em comunidades colaborativas se a própria cultura organizacional não favorece a colaboração.

Também é importante diagnosticar quais áreas da empresa precisariam de construção coletiva. Como por exemplo: sua empresa está buscando uma nova embalagem para seu produto?

Para alcançar bons resultados, se faz necessário ter um bom briefing, entender a real dor e os próximos anseios da empresa, para assim lançar um desafio assertivo. Após uma triagem, as ideias ou projetos selecionados são sempre remunerados, e passam a ser de propriedade intelectual da empresa proponente do desafio.

Os desafios podem ser em diversos formatos: escrita, vídeo, fotografia, projetos etc.

Conheça alguns Benefícios desse novo modelo de negócio, crowdsourcing, que vem transformando o engajamento entre as marcas e consumidores no mundo.

  1. Envolvimento de mais pessoas e profissionais em um projeto: organizações se preocupam em integrar setores e fazer com que profissionais estejam envolvidos como um todo no projeto. O crowdsourcing é a forma de alcançar esse objetivo e ainda trazer usuários, clientes e público para essa conversa e participação.
  1. Surgimento de novas ideias: quando há o envolvimento de mais pessoas, aumentam as chances de surgirem novas ideias e soluções diferentes das que já são apresentadas.
  1. Inovação constante: a interação coletiva e a contribuição de pessoas são caminhos para manter a inovação permanente de processos e soluções. Quando há uma troca de conhecimento e aprendizados, a tendência é que melhorias aconteçam e novas soluções apareçam.
  1. Conhecimento compartilhado: a melhor forma de capacitar colaboradores é com a percepção prática e a mentoria de profissionais mais capacitados. Quando há a troca e a construção coletiva, esse conhecimento é naturalmente passado para todos do grupo.
  1. Dados: além de ser fundamental para o desenvolvimento de projetos e ideias, o crowdsourcing é uma excelente forma de coletar informações sobre o público, mercado e os profissionais que fazem parte do dia a dia do seu negócio.

E aí, entrou na “vibe” da construção e do pensamento colaborativo?

“O futuro não é algo a ser previsto, é algo a ser alcançado”.

A inovação colaborativa derruba o velho conceito das escolas tradicionais de negócios. Hoje em dia, as empresas de sucesso nesse novo ambiente, precisam de práticas e princípios da inteligência em rede: colaboração; abertura; compartilhamento; integridade; interdependência.

Criação social é o futuro da indústria: Então…. seja bem-vindo a era colaborativa!

Marauê Carneiro– sócio – fundador da  www.kaxola.com

Compartilhe  

Tags

últimas notícias