Diário de São Paulo
Siga-nos
Serviço Militar Feminino

Mulheres poderão se alistar no serviço militar a partir de 2025

Mulheres poderão se alistar voluntariamente a partir do próximo ano

Decreto de Lula autoriza alistamento feminino a partir dos 18 anos - Imagem: Reprodução / Freepik
Decreto de Lula autoriza alistamento feminino a partir dos 18 anos - Imagem: Reprodução / Freepik

Sabrina Oliveira Publicado em 28/08/2024, às 09h00


O governo brasileiro anunciou uma medida histórica que permite o alistamento voluntário de mulheres no serviço militar. A decisão foi formalizada através de um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicado no Diário Oficial da União nesta quarta-feira, dia 28. Essa nova regra será válida a partir de 2025, permitindo que mulheres interessadas possam se alistar no Exército, Marinha ou Aeronáutica de forma voluntária.

Até então, o alistamento militar no Brasil era obrigatório apenas para homens que completassem 18 anos, enquanto as mulheres não tinham essa opção. Com o novo decreto, as mulheres terão a oportunidade de se alistar voluntariamente ao completarem 18 anos, dando início a um processo que segue as mesmas etapas do alistamento masculino: inscrição, seleção e incorporação.

O período de alistamento acontece todos os anos, de janeiro a junho, e o mesmo se aplicará para as mulheres a partir do próximo ano. Durante o processo de seleção, as candidatas passarão por avaliações médicas, testes de aptidão física e entrevistas. As mulheres selecionadas serão incorporadas de acordo com as necessidades das Forças Armadas e poderão desistir do serviço até o momento da incorporação oficial. Após esse ponto, o serviço militar se torna obrigatório, semelhante ao que ocorre com os homens.

Antes de iniciar suas funções, as mulheres incorporadas passarão por um curso de formação básica. Esse treinamento é um passo essencial para prepará-las para os desafios que enfrentarão nas Forças Armadas. Ao término do serviço, elas passarão a integrar a reserva não remunerada, o que significa que não terão estabilidade na carreira militar.

Compartilhe