Diário de São Paulo
Siga-nos

Moradores de SP relatam falta energia há 2 dias por causa de chuvas; Zona Oeste é a região mais afetada

Os estragos das chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo, na tarde do último sábado (5), ainda afetam moradores, prejudicados com alagamentos,

Moradores de SP relatam falta energia há 2 dias por causa de chuvas; Zona Oeste é a região mais afetada
Moradores de SP relatam falta energia há 2 dias por causa de chuvas; Zona Oeste é a região mais afetada

Redação Publicado em 07/03/2022, às 00h00 - Atualizado às 18h34


Os estragos das chuvas que atingiram a região metropolitana de São Paulo, na tarde do último sábado (5), ainda afetam moradores, prejudicados com alagamentos, árvores caídas e falta de energia elétrica.

Alguns bairros da Zona Oeste seguiam sem energia elétrica nesta segunda-feira (7), e não tinham sequer previsão para o retorno do fornecimento, uma vez que os prazos informados pela Enel não estavam sendo cumpridos.

A casa do advogado Márcio França, que mora no bairro do Sumaré, era uma das que estavam sem energia elétrica, devido à queda de uma árvore sobre a fiação na região. A maior preocupação dele é com a sua medicação especial, que precisa de refrigeração.

“Eu sou transplantado do fígado e eu uso uma medicação especial refrigerada e estou há três dias sem refrigeração na medicação. Ela é extremamente cara e não tem uma reposição certa”, explica.

O professor Eduardo Alvares reclama das informações imprecisas recebidas pela Enel. “A gente liga para a Enel e falam que daqui a uma hora tem a previsão de voltar, e não volta. Já estão há 48 horas postergando. Isso é muito difícil para a gente se planejar. Tem pessoas com respirador, dificuldade de alimentação, coisas estragando na geladeira, e a gente não consegue saber se vai voltar daqui a uma hora ou duas.”

Segundo o responsável pelas operações da Unidade Norte da Enel, Marcus Floresta, o motivo para a demora para atendimento é que a companhia depende, em muitos casos, da atuação de outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros.

“Assim como a Enel teve muitos casos de falta de energia em função das chuvas, Bombeiros e Defesa Civil também estão com muitas incidências, então isso eleva um pouco o prazo de atendimento”, explica.

A Enel diz que triplicou o número de técnicos trabalhando nas ruas e que já restabeleceu a energia de 80% dos consumidores afetados. Durante o fim de semana foram mais de 100 mil chamados.

A companhia orienta que quem ainda estiver sem luz deve abrir um chamado pelo site ou aplicativo da Enel. Também é possível enviar um SMS para o 27373, enviando o número da instalação mais a palavra “luz”.

Duas obras da Linha-6 Laranja do Metrô alagam na Zona Oeste de SP Duas obras da Linha-6 Laranja do Metrô alagam na Zona Oeste de SP

Queda de árvores

Entre a sexta-feira (4) e o domingo (6), o Corpo de Bombeiros atendeu a 418 chamados envolvendo quedas de árvore na capital e região metropolitana. Em alguns pontos, o trabalho de remoção começou na manhã desta segunda-feira.

No Sumaré, por exemplo, uma árvore com mais de 20 metros atingiu em cheio o telhado de uma casa na Rua Antonina. Os moradores afirmaram que já haviam acionado a Prefeitura com medo que ela caísse, e que há três meses foi feita uma poda parcial. A Prefeitura afirmou que está apurando o caso.

No bairro Vila Progredior, desde sábado um poste estava coberto por um toldo, que voou durante o vendaval, e os técnicos só chegaram ao local na manhã desta segunda-feira (7). Em Perdizes, a ventania derrubou uma árvore, que além da fiação, atingiu ainda um carro que estava estacionado na Rua Afonso Bovero.

Santo André e Embu das Artes

Em Santo André, na Grande São Paulo, uma pessoa ficou ferida após a queda de uma árvore durante tempestade neste domingo (6). O motociclista passava pela Rua Batávia quando foi atingido. Ele foi levado para a Santa Casa e teve que passar por cirurgias nas pernas e braço.

Moradores afirmaram que já haviam pedido a remoção da árvore para a Prefeitura, mas não foram atendidos.

O mágico Alessandro Dyn Coca diz que vários protocolos foram abertos na Prefeitura. “Várias vezes a Defesa Civil veio aqui. Eles cercam a árvore, tiram fotos, mas não fazem nada. E todos preocupados porque a árvore já estava numa situação para cair”, afirma.

Apenas neste domingo, choveu 37% do esperado para todo o mês de março na cidade. A Prefeitura de Santo André não havia respondido aos questionamentos do SP1 até a última atualização desta matéria.

Em Embu das Artes, também na Grande São Paulo, um dos bairros mais atingidos pela chuva no fim de semana foi o Jardim Novo Campo Lindo. A sede de uma associação que oferece atividades gratuitas às crianças da região ficou cheia de água, e pouca coisa resistiu.

.

.

.

G1

Compartilhe  

últimas notícias