Diário de São Paulo
Siga-nos

Mal súbito é principal hipótese para morte de engenheiro achado em centro espírita

Mal súbito é a principal hipótese investigada pela Polícia Civil para explicar a morte do engenheiro desaparecido que foi encontrado morto no banheiro da

Mal súbito é principal hipótese para morte de engenheiro achado em centro espírita
Mal súbito é principal hipótese para morte de engenheiro achado em centro espírita

Redação Publicado em 11/08/2017, às 00h00 - Atualizado às 15h23


Claudio Arouca tinha desaparecido em 13 de julho; corpo foi encontrado dois dias depois no banheiro da Federação Espírita de SP. Polícia aguarda laudo para saber qual foi a causa da morte.

Mal súbito é a principal hipótese investigada pela Polícia Civil para explicar a morte do engenheiro desaparecido que foi encontrado morto no banheiro da Federação Espírita do Estado de São Paulo (Feesp), centro da capital paulista. Claudio Arouca tinha sumido no dia 13 de julho e só acabou achado dois dias depois por um funcionário da limpeza do prédio.

Além de morte natural, são investigadas outras hipóteses para esclarecer o caso: suicídio ou homicídio. Mas essas duas últimas são mais remotas porque o G1 apurou que a investigação obteve informações preliminares da perícia de que a vítima não tinha marcas de violência pelo corpo.

Além disso, o homem de 49 anos estava com sobrepeso e teria histórico familiar de problemas cardíacos. Seria mais plausível, portanto, que pudesse ter tido um infarto, por exemplo. Mas somente o laudo necroscópico do Instituto Médico Legal (IML) poderá confirmar essa possibilidade. O documento ainda não ficou pronto. O resultado deve sair em até dois meses.

Porém, para Claudio ser enterrado no cemitério de Embus das Artes, na Grande São Paulo, o atestado de óbito foi expedido à família com a informação ‘causa da morte a esclarecer’.

Por conta disso, quase o um mês depois o 1º Distrito Policial (DP), na Sé, ainda investiga o caso como ‘morte suspeita’. Os policiais dependem do laudo com a causa da morte para poder encerrar a investigação e arquivá-la.

Enquanto isso, a polícia analisa imagens de câmeras de segurança que mostram o momento que Claudio chegou de carro ao estacionamento da Federação Espírita. Também teriam filmagens gravadas com a entrada dele na sede da entidade.

Claudio Arouca recebe homenagem de parente no Facebook: 'homem de coração puro' (Foto: Reprodução/Facebook)

Claudio Arouca recebe homenagem de parente no Facebook: ‘homem de coração puro’ (Foto: Reprodução/Facebook)

Críticas

O veículo usado pelo engenheiro seria da namorada dele, uma mulher que frequentaria a Feesp. Claudio teria se convertido recentemente ao espiritismo e iria ao local fazer tratamento espiritual. A reportagem não conseguiu localizar a namorada do engenheiro para comentar o assunto nesta sexta-feira (11).

Por telefone, a ex-mulher de Claudio falou ao G1 que a família está apreensiva sem saber o que aconteceu. “Os exames que foram feitos na hora no IML [Instituto Médico Legal] não foram conclusivos”, disse a dentista Adriana Colombo, de 50 anos.

A dentista também criticou a Federação Espírita porque, segundo ela, a entidade dificultou o acesso da família a informações sobre o caso. “A postura da federação aumentou nosso sofrimento e dor”, disse Adriana.

Funcionários da Federação disseram à reportagem que não têm suspeitas do que pode ter acontecido com Claudio. O G1 ainda procurou a Feesp para comentar o assunto. Até a última atualização desta matéria, os responsáveis não haviam retornado o contato.

Mas em nota publicada em seu site, a entidade informa que tomou “todas as providências possíveis junto às autoridades e também para localizar os familiares, que foram acolhidos e apoiados no 8º andar da FEESP (veja íntegra da nota ao final desta reportagem).

Em sua página na internet, Federação Espírita informou ter dado solidariedade à família do engenheiro por conta de sua morte (Foto: Reprodução/Feesp)

Em sua página na internet, Federação Espírita informou ter dado solidariedade à família do engenheiro por conta de sua morte (Foto: Reprodução/Feesp)

Adriana teve três filhos com Claudio, de quem se separou. A dentista falou ainda que o ex-marido se dividia entre São Paulo, onde administrava os imóveis da família, e Eunápolis, na Bahia, onde morava.

“A gente não sabe de nada, mas quero que tenha sido natural [a morte], porque nos daria mais conforto”, afirmou a ex-mulher de Claudio. “Disseram que os exames que irão apontar a causa da morte demoram dois meses para ficarem prontos.”

Federação Espírita

Em um comunicado postado em seu site, a Federação informa que “a Polícia Civil continua realizando investigações sobre o ocorrido e o Instituto Médico Legal da Superintendência da Polícia Científica está periciando o material colhido, para fornecer o laudo médico legal.

A Feesp diz ainda que “assim que recebermos esses laudos comunicaremos a todos os resultados e os esclarecimentos.

Leia abaixo a íntegra da nota:

Como é do conhecimento geral, ocorreu o óbito do jovem senhor CLAUDIO AROUCA nas dependências da FEESP. Comunicamos que a Polícia Cívil continua realizando investigações sobre o ocorrido e o Instituto Médico Legal da Superintendência da Polícia Científica está periciando o material colhido, para fornecer o laudo médico legal. Assim que recebermos esses laudos comunicaremos a todos os resultados e os esclarecimentos. Aproveitamos para esclarecer que, assim que fomos informados do fato, imediatamente tomamos todas as providências possíveis junto às autoridades e também para localizar os familiares, que foram acolhidos e apoiados no 8º andar da FEESP, pela Presidência e membros da Diretoria da Federação Espírita do Estado de São Paulo, durante todo tempo que aqui permaneceram, até a saída do corpo, que foi enviado ao Instituto Médico Legal no final da tarde. Simultaneamente a essas providências encaminhamos o nome do Sr. Claudio Arouca para ser assistido em nossa Assistência Espiritual, P3C – CONSOLO (sábado – 14:00 horas), juntamente com nossos pedidos de amparo e sustentação a todos os seus familiares. Continuamos em prece pedindo a Jesus que ampare a todos os envolvidos neste triste episódio.

Compartilhe  

últimas notícias