Diário de São Paulo
Siga-nos

Longe do fim a guerra da Ucrânia completa 100 dias

Alcançados nesta sexta-feira, mesmo com milhões de refugiados e cidades devastadas, além de bilhões de dólares em prejuízo

guerra da Ucrânia completa 100 dias
guerra da Ucrânia completa 100 dias

Redação Publicado em 03/06/2022, às 00h00 - Atualizado às 17h30


Nesses cem dias de guerra, Kremlin, por meio de seu porta-voz, Dmitry Peskov, afirmou nesta sexta-feira (3),  que a Rússia alcançou “alguns” de seus resultados na Ucrânia.

E o tão estimado fim da guerra não está próximo, de acordo com Peskov,  sinalizou ainda que, seu país não planeja, por enquanto, o fim da guerra. Segundo ele as tropas russas continuarão na Ucrânia até que todos os objetivos sejam alcançados.

Com forte repreensão do exército ucraniano, a Rússia redirecionou seus objetivos para conquista algumas cidades do sul, onde já havia movimentos separatistas pró-russos antes mesmo da invasão, como em Mariupol e a região leste, conforme avaliação de Kiev e dos países Ocidentais.

Mesmo com afirmação de que o confronto está longe do fim, houve uma redução dos números de tropas na região de Kiev, para focar em Mariupol, onde os ucranianos perderam o controle da cidade, em razão dos equipamentos sofisticados e numerosos soldados russos.

Em resistência a invasão russa milhares de soldados ucranianos e civis ficaram em entrincheiras durantes dias, na usina siderúrgica de Azovstal. Além da rendição dos militares foram necessárias negociações para a retirada da população local.

Alguns Soldados russos capturados por forças ucranianas começaram a ser julgados pela Justiça do país. O primeiro militar a enfrentar a corte admitiu ter matado um civil de 62 anos e foi condenado à prisão perpétua. A Rússia, por sua vez, não considerou o julgamento legal por falta de assistência jurídica ao réu.

Compartilhe  

últimas notícias