Diário de São Paulo
Siga-nos

Soldados ucranianos resistem em Mariupol

Soldados ucranianos resistiram neste domingo a um ultimato russo para rendição na já bastante danificada cidade portuária de Mariupol, que Moscou alega ter

Soldados ucranianos resistem em Mariupol
Soldados ucranianos resistem em Mariupol

Redação Publicado em 17/04/2022, às 00h00 - Atualizado às 13h53


Cidade é ponto estratégico para Rússia

Soldados ucranianos resistiram neste domingo a um ultimato russo para rendição na já bastante danificada cidade portuária de Mariupol, que Moscou alega ter sido tomada pelas forças de seu país no que seria o maior prêmio de guerra em quase dois meses de conflito.Soldados ucranianos resistem em MariupolSoldados ucranianos resistem em Mariupol

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, disse que as tropas em Mariupol ainda estão lutando, apesar da exigência russa de se render ao amanhecer.

“A cidade ainda não caiu”, disse ele ao programa “This Week”, da ABC, acrescentando que os soldados ucranianos continuam controlando algumas partes da cidade.

A Rússia disse no sábado que tinha o controle de partes urbanas da cidade, com alguns combatentes ucranianos permanecendo na siderúrgica Azovstal, com vista para o Mar de Azov.

Capturar Mariupol, o principal porto da região de Donbas, no sudeste ucraniano, seria um prêmio estratégico para a Rússia, que assim conectaria o território ocupado por separatistas pró-Rússia no leste com a região da Crimeia anexada por Moscou em 2014.

Depois de não conseguir superar a resistência ucraniana no norte, os militares russos reorientaram sua ofensiva terrestre em Donbass, mantendo ataques de longa distância em outros lugares, incluindo na capital, Kiev.

.

.

.

Agencia Brasil

Compartilhe  

últimas notícias