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Linha 8 de trens metropolitanos de São Paulo volta a apresentar falha

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Linha 8 de trens metropolitanos de São Paulo volta a apresentar falha

Somente neste ano foram registradas 28 falhas nas linhas

A Linha 8 – Diamante do sistema metropolitano de trens de São Paulo voltou a apresentar falha em equipamentos hoje (15). Segundo a ViaMobilidade, concessionária que administra a linha que liga o centro da capital paulista a região oeste da Grande São Paulo, os trens estão operando em uma única via entre Itapevi e Sagrado Coração desde o início da manhã. Linha 8 de trens metropolitanos de São Paulo volta a apresentar falhaLinha 8 de trens metropolitanos de São Paulo volta a apresentar falha

Histórico

Na última sexta-feira (13), a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos de São Paulo (STM) multou a ViaMobilidade em R$ 3,6 milhões por não cumprir o desempenho estipulado em contrato. A concessionária também é responsável pela Linha 9 – Esmeralda. A secretaria já havia aplicado outra multa a empresa, de R$ 4,3 milhões, pelo mesmo motivo. A defesa da concessionária nessas sanção ainda está sendo analisada no processo administrativo.

De acordo com a STM, foram registradas 28 falhas nas linhas administradas pela concessionária somente neste ano. “Agora, reincidentes episódios de falhas, denominados incidentes notáveis, passaram por análise administrativa na STM e geraram as novas multas à ViaMobilidade. Alguns exemplos de falhas são a abertura de portas do lado contrário à plataforma, desrespeito à sinalização de via e questões contratuais relacionadas à operação”, diz a nota da secretaria.

Em março, um dos trens da Linha 8 colidiu com uma barreira de proteção no limite da parada da estação Júlio Prestes. Ninguém ficou ferido na ocasião.

A concessão para a ViaMobilidade foi iniciada de forma compartilhada com a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em 27 de dezembro de 2021 e integralmente com a concessionária a partir de 27 de janeiro de 2022. A concessão é de 30 anos, prevê investimentos de R$ 3,8 bilhões, entre os quais, a compra de 36 trens novos.
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Agencia Brasil

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