Diário de São Paulo
Siga-nos

Inpe registra nova patente de dispositivo brasileiro para uso espacial

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou uma nova patente voltada para dispositivos espaciais, intitulada Interruptor de Calor Multifase.

Inpe registra nova patente de dispositivo brasileiro para uso espacial
Inpe registra nova patente de dispositivo brasileiro para uso espacial

Redação Publicado em 10/07/2020, às 00h00 - Atualizado às 14h11


O produto registrado é o Interruptor de Calor Multifase

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou uma nova patente voltada para dispositivos espaciais, intitulada Interruptor de Calor Multifase. O instituto disse nesta quinta-feira (9) que a patente se refere a um novo tipo de dispositivo de controle térmico, com aplicação em satélites, para manter a temperatura de seus equipamentos eletrônicos dentro de limites operacionais.Inpe registra nova patente de dispositivo brasileiro para uso espacial

O novo dispositivo apresenta a funcionalidade de outros três mecanismos já patenteados e muito conhecidos em aplicações espaciais que são usados para o controle de temperatura: o tubo de calor; interruptor de calor e capacitor térmico. O protótipo foi inventado pelos pesquisadores do Inpe Issamu Muraoka e Valeri Vlassov, juntamente com o pesquisador visitante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) Valery Kiseev.

“A solução está normalmente associada a um radiador, que é uma placa fria posicionada na face externa do satélite. A condição ideal é que o equipamento esteja acoplado ao radiador quando em funcionamento (alta geração de calor) e desacoplado quando em standby (sem geração de calor). Suplementarmente, um capacitor térmico ajudaria em reduzir a oscilação de temperatura devida ao ciclo liga/desliga”, informou o instituto .

Os testes funcionais e de desempenho confirmaram os resultados esperados do interruptor nos três modos de funcionamento: tubo de calor plano, interruptor de calor e capacitor térmico. De acordo com o Inpe, o protótipo foi fabricado com tecnologia inteiramente nacional e a busca de anterioridades no processo de obtenção da patente foi feita em nível internacional.

Agência Brasil

Compartilhe  

últimas notícias