Diário de São Paulo
Siga-nos

Início de Róger Guedes no Corinthians é melhor do que no Atlético-MG; compare os números

Camisa 123 do Corinthians, Róger Guedes terá pela primeira vez um reencontro com o Atlético-MG, nesta quarta-feira, às 19h, no Mineirão, pela 31ª rodada do

Início de Róger Guedes no Corinthians é melhor do que no Atlético-MG; compare os números
Início de Róger Guedes no Corinthians é melhor do que no Atlético-MG; compare os números

Redação Publicado em 10/11/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h37


Atacante vestiu a camisa do Galo em 28 partidas em 2018, fez 13 gols e partiu para a China

Camisa 123 do Corinthians, Róger Guedes terá pela primeira vez um reencontro com o Atlético-MG, nesta quarta-feira, às 19h, no Mineirão, pela 31ª rodada do Brasileiro.

O Galo foi o último clube do jogador de 25 anos no futebol brasileiro antes de sua ida para a China. A passagem aconteceu em 2018, com 28 partidas e 13 gols (média de 0,46 por jogo). Um deles, aliás, numa vitória por 1 a 0 contra o Corinthians, no Independência (veja o vídeo).

Cedido pelo Palmeiras, ele superou um início complicado e conseguiu se destacar em Belo Horizonte. Na Copa do Brasil, isolou cobrança de pênalti na decisão das oitavas de final, na eliminação para a Chapecoense, na Arena Condá. Mas no Brasileirão cresceu e caiu nas graças dos torcedores.

– Houve uma oscilação do Róger no início. Tivemos uma conversa num hotel no Rio de Janeiro (em abril, após derrota por 2 a 1 para o Vasco) em que defini que ele iniciaria o próximo jogo de Copa do Brasil, contra o Ferroviário-CE. Daria essa oportunidade. E ele jogou muito bem, fez gol e dali em diante decolou no Brasileirão – relembrou o técnico Thiago Larghi em contato com o ge.

Róger Guedes em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Róger Guedes em treino do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

O auge no Galo, porém, foi curto. Ele se despediu em julho, na pausa do campeonato para a Copa do Mundo da Rússia. Naquele momento, era o artilheiro do Brasileirão com nove gols. Foi negociado pelo Palmeiras com o Shandong Luneng por 9,5 milhões de euros (R$ 41,6 milhões, na época).

– Foram momentos belíssimos do começo ao fim. Sem dúvida, no Atlético-MG vivi o melhor momento da minha carreira – disse o jogador à ESPN no início de 2021, bem antes do acerto com o Corinthians.

Três anos depois, o início de Guedes no Timão é mais promissor. Foram 12 partidas como titular, só uma substituição (1.167 minutos em campo), uma assistência e cinco gols marcados. No Galo, após um início difícil no Estadual, ele demorou 16 jogos para fazer os mesmos cinco gols.

Parte dos problemas em BH aconteceu por temperamento. Guedes se envolveu em polêmicas ao reclamar de ser substituído pelo técnico Thiago Larghi contra o Figueirense, num jogo de Copa do Brasil, e por um desentendimento com Tomás Andrade durante uma disputa de bola num treinamento.

– São coisas de jogo, de treino. A gente treina com muita vontade e intensidade – disse o meia argentino, dias após os fatos que foram registrados pela imprensa no CT do Galo.

Róger Guedes com a camisa do Atlético-MG — Foto: Bruno Cantini/ Atlético-MG

Róger Guedes com a camisa do Atlético-MG — Foto: Bruno Cantini/ Atlético-MG

O atacante, porém, ficou muito próximo de ser afastado do elenco. A decisão chegou a ser tomada pelo diretor Alexandre Gallo, mas o Palmeiras recusou a devolução. Ao mesmo tempo, Fábio Santos e outros líderes do time, como o volante Elias, reverteram a situação, pedindo uma nova chance a ele.

Na mesma entrevista à ESPN neste ano, o jogador admitiu que se incomodava com as substituições feitas por Thiago Larghi, com quem chegou a reclamar por sair sempre no início do segundo tempo.

– Aceitar sair todo jogo com 15 minutos é não dar bola para o futebol. Eu queria ajudar minha equipe, então eu ficava chateado e quem me acalmava no vestiário era o Fábio Santos. Depois, acabei dando a volta por cima. Ele (Larghi) acabou me dando um pouquinho mais de moral. Fiz gols na Copa do Brasil (contra o Ferroviário) e contra o Vitória dentro de casa (Brasileirão), e a gente se deu muito bem. Tenho um carinho muito grande por ele, por ele ter me dado total liberdade dentro de campo e ter entendido o meu temperamento – comentou Guedes.

Ao ge, Thiago Larghi diz que esse episódio da reclamação foi superado e que foi a vontade do jogador que mudou seu cenário dentro do Galo:

– Ele reconheceu (o erro) e ficou tudo bem. No meu modo de ver, a atitude dele que fez tudo mudar para melhor. A nossa conversa foi marcante (no Rio de janeiro), mas durante o processo tivemos muita gente ajudando e trabalhando para que essa transformação ocorresse: jogadores, comissão técnica, diretoria e o empresário dele. Era um grupo bem unido, que se dava muito bem – lembrou Larghi.

O Corinthians entra na rodada com 47 pontos, na sexta posição. A oito rodadas do fim do Brasileirão, o time de Sylvinho aparece com 18 pontos a menos do que o líder Galo, que tem 65 até agora.

Róger Guedes abraçado por Fábio Santos e Ricardo Oliveira no Atlético-MG — Foto: Bruno Cantini

Róger Guedes abraçado por Fábio Santos e Ricardo Oliveira no Atlético-MG — Foto: Bruno Cantini

.

.

.

Globo Esporte

Compartilhe  

últimas notícias