Diário de São Paulo
Siga-nos

Desistência de Datena acirra corrida no PSDB por vice de Covas

A desistência do apresentador de televisão José Luiz Datena de participar da disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2020 representou o início de uma corrida

Desistência de Datena acirra corrida no PSDB por vice de Covas
Desistência de Datena acirra corrida no PSDB por vice de Covas

Redação Publicado em 13/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 12h10


Atual prefeito é bem cotado nas pesquisas eleitorais e precisa definir um vice capaz de arregimentar votos e apoio de outros partidos

A desistência do apresentador de televisão José Luiz Datena de participar da disputa pela Prefeitura de São Paulo em 2020 representou o início de uma corrida para definir o nome do vice na chapa do atual prefeito, Bruno Covas (PSDB).

Datena era avaliado como um nome de convergência entre aliados dos tucanos, já que é filiado ao MDB . Sem o apresentador no pleito, três nomes são os mais cotados para ocupar a vaga de vice e angariar apoio entre aqueles que iriam com Datena, são eles Mara Gabrilli (PSDB), Marta Suplicy (Solidariedade) e Coronel Salles (PSD).

Mara Gabrilli aparece como uma boa opção por integrar o mesmo partido de Covas e dessa forma não afasta eventuais aliados em um segundo turno, outra vantagem de Mara é o seu capital político conquistado em 2018 ao se eleger senadora com 6,5 milhões de votos com um forte apelo entre as mulheres e os deficientes fisícos, grupos que defende em suas pautas.

A senadora perde pontos na hora de ser escolhida como vice pois transita em um espectro muito próximo de Covas , mais ao centro e com apelo entre camadas da centro-esquerda e da centro-direita. Marta Suplicy é pré-candidata pelo Solidariedade, mas é cotada pelos tucanos por causa do seu potencial eleitoral nas periferias . Os CEUs (Centros de Educação Unificados) idealizados e construídos durante a sua gestão como prefeita pela PT são um forte ativo político entre as camadas mais pobres da cidade.

Outro nome que agrada a cúpula tucana é a do ex-comandante da Polícia Militar de São Paulo Marcello Vieira Salles, que atualmente é pré-candidato a vereador pelo PSD. O partido de Salles representa um problema, pois tem cadidatura própria representada por Andrea Matarazo. Celson Russomano (Republicanos), também pré-candidato, chegou a ser cogitado por alas do tucanato, mas foi descartado por causa do seu vínculo com a igreja Universal do Reino de Deus e o alinhamento com o bolsonarismo .

O PSDB tem um mês para decidir o vice, pois tem reunião marcada para o dia 12 de setembro. Covas aparece em primeiro nas pesquisas, mas já teve a candidatura fragilizada no início do ano por conta do anuncio do tratamento de câncer.

iG

Compartilhe  

últimas notícias