Diário de São Paulo
Siga-nos

Cuiabá vence, ultrapassa Santos na tabela e termina primeiro turno em alta

O Cuiabá encerra o primeiro turno do Campeonato Brasileiro em alta e a uma distância mais segura da zona de rebaixamento. O time mato-grossense venceu o

SANTOS
SANTOS

Redação Publicado em 04/09/2021, às 00h00 - Atualizado em 05/09/2021, às 00h31


Time da casa sai na frente, sofre empate, mas consegue gol com Élton no fim e se afasta da zona de rebaixamento; sob pressão, Peixe chega ao quinto jogo sem vencer

Um respira, o outro…

Cuiabá encerra o primeiro turno do Campeonato Brasileiro em alta e a uma distância mais segura da zona de rebaixamento. O time mato-grossense venceu o Santos por 2 a 1, na noite deste sábado, na Arena Pantanal, e saltou na tabela após mais um resultado importante – o time vinha de vitória sobre o Palmeiras e empate com o Fortaleza, ambos fora de casa. O Peixe, por sua vez, chegou ao quinto jogo sem vitória, continua em queda livre e vê o técnico Fernando Diniz cada vez mais pressionado. Jonathan Cafu, no início, e Élton, nos minutos finais, marcaram para o Dourado – Gabriel Pirani chegou a empatar para o Santos na segunda etapa. Num confronto direto da parte de baixo, este é um resultado que pode fazer a diferença. Assista aos melhores momentos da partida:

Como fica?

A vitória faz o Cuiabá subir seis posições (fica em nono pelo menos neste sábado) e encerrar o primeiro turno com 24 pontos, fora da zona de rebaixamento e a seis do América-MG, que abre o Z-4 e tem um jogo a menos. O Santos fica com 22, um pouco mais perto dos últimos colocados.

Primeiro tempo

O Cuiabá se aproveitou logo cedo da marcação adiantada do Santos, com um lançamento longo, uma “casquinha” de Cabrera e a bola nos pés de Jonathan Cafu em poucos toques – o atacante tocou no canto de João Paulo e abriu o placar aos três minutos. Depois disso, viu-se quase o mesmo roteiro do Santos nos últimos jogos: muita posse de bola (batendo os 68%), muitas bolas na área e poucas chances efetivas. A melhor delas saiu da cabeça do estreante Léo Baptistão, que exigiu grande defesa de Walter. Aos gritos, o técnico Fernando Diniz pediu constantemente que os laterais (principalmente Pará) buscassem o centroavante – nem sempre deu certo, e aos 30 minutos ele já mexeu no time e lançou Lucas Braga na vaga de Jean Mota. No fim, em velocidade, o Cuiabá quase ampliou com Camilo. João Paulo salvou o Santos.

Segundo tempo

O Santos voltou com mais uma mudança (Moraes na vaga de Felipe Jonatan), começou melhor e teve até seus zagueiros avançando. Com a bola rodando com maior qualidade, as chances não demoraram a aparecer: a primeira delas em chute de Sánchez, que Paulão desviou. O Peixe parecia achar o caminho com boas inversões de jogo para alargar as linhas do Cuiabá e colocar jogadores na área, no meio da marcação. Foi assim que, aos 18 minutos, após inversão de Lucas Braga, Pará cruzou na área e encontrou Gabriel Pirani entrando sozinho pela esquerda. O meia finalizou sem chances para Walter e empatou a partida. O Cuiabá respondeu com as entradas de Felipe Marques e Élton, que fizeram o time da casa voltar a dar trabalho – Felipe exigiu boa defesa de João Paulo, e Élton perdeu dois gols dentro da área. Na terceira chance, porém, ele não desperdiçou: o centroavante recebeu ótimo passe de Clayson e, nas costas de Moraes, cabeceou para marcar e dar a vitória ao Cuiabá.

Próximos jogos

Os dois times voltam a campo no próximo sábado, pela 20ª rodada do Brasileirão. O Cuiabá visita o Juventude às 17h (de Brasília), no Alfredo Jaconi, enquanto o Santos recebe o Bahia às 21h, na Vila Belmiro.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias