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Coronavírus: Procon-RJ notifica empresa por aumento de 3.000% em máscaras

O Procon Carioca fiscalizou, nesta segunda-feira (23), farmácias , lojas de produtos médicos e supermercados para apurar denúncias de preços abusivos por

Coronavírus: Procon-RJ notifica empresa por aumento de 3.000% em máscaras
Coronavírus: Procon-RJ notifica empresa por aumento de 3.000% em máscaras

Redação Publicado em 24/03/2020, às 00h00 - Atualizado às 16h55


Entidade notificou 17 estabelecimentos entre lojas de produtos médicos e supermercados

O Procon Carioca fiscalizou, nesta segunda-feira (23), farmácias , lojas de produtos médicos e supermercados para apurar denúncias de preços abusivos por conta do coronavírus e notificou 17 estabelecimentos . Em alguns, itens como álcool gel e máscaras eram vendidos por um preço 40 vezes maior que o usual.

“As lojas têm dez dias para apresentar as notas fiscais. Depois da análise dessas notas, vamos concluir se o aumento desses produtos se justifica ou se é realmente abusivo”, disse o presidente do ProconCarioca , BeneditoAlves .

Uma das empresas notificadas foi a Supermed, que, segundo nota fiscal enviada, estava vendendo, para hospitais, a caixa com 50 máscaras por R$ 165. Antes da pandemia, a mesma era vendida por R$ 4,40. Ou seja, o aumento foi de 3.650% .

A denúncia foi feita pela Comissão de Defesa da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro ( OAB / RJ ). GLOBO tentou contato com a companhia para obter uma resposta, mas não teve sucesso.

O ProconCarioca também notificou a Americanas.com após reclamação de que 52 gramas de álcool gel estariam sendo vendidos, no site, por R$ 149. O Guanabara também foi alvo, onde cinco quilos do arroz Tio João estavam sendo vendidos por R$ 19,95, e a lata do leite ninho por R$ 14,98.

O marketplace não se pronunciou até a publicação desta matéria.

Já a rede de supermercados afirmou que enviará as documentações solicitadas para que o órgão verifique que não houve cobrança abusiva nos produtos.

Os fiscais estão pedindo às lojas as notas fiscais de compra aos fornecedores e de venda aos consumidores para efetuar uma análise aprofundada.

iG

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