Diário de São Paulo
Siga-nos

Conheça 4 startups chinesas que querem ser a ‘nova Tesla’

A bandeira vermelha da China foi trocada pela bandeira verde dos carros elétricos no Salão de Pequim de 2018. Eles aparecem nos mais variados formatos, desde

Conheça 4 startups chinesas que querem ser a ‘nova Tesla’
Conheça 4 startups chinesas que querem ser a ‘nova Tesla’

Redação Publicado em 28/04/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h41


A bandeira vermelha da China foi trocada pela bandeira verde dos carros elétricos no Salão de Pequim de 2018. Eles aparecem nos mais variados formatos, desde os mais acessíveis até superesportivos, de marcas conhecidas ou novas startups que sonham em ser a “nova Tesla”.

O sonho é alimentado pela meta do governo chinês de que os modelos “verdes” sejam pelo menos 20% das vendas de automóveis no país até 2025, com um sistema escalonado de cotas que já começa neste ano. Conheça algumas iniciantes que tentam se aproveitar dessa oportunidade.

Nio

Nio EP9 (Foto: Peter Fussy/G1)

Nio EP9 (Foto: Peter Fussy/G1)

Fundada em 2014, a Nio começou mostrando um superesportivo, assim como a Tesla. O EP9 apareceu com números impressionantes, como 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e 1.360 cavalos de potência, batendo o recorde de veículos elétricos da pista de Nurburgring.

Embora prometa vender algumas unidades do EP9, o primeiro modelo verdadeiramente comercial da startup é o SUV ES8, que tem versões de 6 e 7 lugares. As primeiras entregas são esperadas para este ano e deve cerca de metade do preço de um Model X.

Singulato

Essa também foi fundada em 2014 e promete emplacar os primeiros carros neste ano. O modelo? É outro SUV, com 4,90 metros de comprimento e distância entre-eixos de 2,96 m – maior que o novo Volkswagen Tiguan Allspace (2,79 m).

Totalmente elétrico, o iS6 será capaz de percorrer até 400 km com uma carga de bateria, segundo a fabricante.

Byton

Contando com executivos experientes da indústria automotiva, essa está crescendo rapidamente. A sede fica em Nanjing, mas há escritórios na Alemanha e nos Estados Unidos.

No Salão de Pequim, o primeiro conceito impressionou pelas telas gigantes e ele pode não estar tão longe da produção. A produção deve começar no ano que vem.

Hybrid Kinetic Group

O HKG pode ser considerado um veterano nesse grupo, vem prometendo há quase 10 anos. Ainda não entregou, mas é sempre bom ficar de olho porque eles têm parceria com o tradicional estúdio Pininfarina.

No Salão de Pequim, eles mostraram o SUV K350, o sedã H500 e o esportivo HK GT – todos elétricos, é claro. O início da produção agora está prometida para até 2020.

Compartilhe  

últimas notícias