Diário de São Paulo
Siga-nos

Com medo da Covid-19, sírios que haviam fugido de região em guerra voltam para casa

Milhares de pessoas província de Idlib, na Síria, que haviam saído de suas casas começaram a voltar por medo de um possível surto de Covid-19 em acampamentos

Com medo da Covid-19, sírios que haviam fugido de região em guerra voltam para casa
Com medo da Covid-19, sírios que haviam fugido de região em guerra voltam para casa

Redação Publicado em 13/04/2020, às 00h00 - Atualizado às 13h36


Moradores da província de Idlib que estavam em acampamentos na Síria fazem o movimento de volta, com receio de um surto de coronavírus.

Milhares de pessoas província de Idlib, na Síria, que haviam saído de suas casas começaram a voltar por medo de um possível surto de Covid-19 em acampamentos para refugiados perto da fronteira com a Turquia. A matéria foi retirada do G1.

Cerca de um milhão de sírios fugiram de Idlib e seus arredores no noroeste da Síria no ano passado. A região era controlada por rebeldes, e não pelo governo do país. Forças oficiais, com o apoio da Rússia, tentam retomar a área.

É a última parte da Síria controlada pelos rebeldes após nove anos de guerra.

Os combates se acalmaram desde março, quando a Turquia, que apoia alguns grupos opostos ao governo da Síria, concordou com um cessar-fogo com os russos.

O noroeste da Síria ainda não tem um caso confirmado de coronavírus. Os médicos temem, no entanto, que a infraestrutura médica devastada da área e os campos transbordantes transformem rapidamente qualquer surto em um desastre humanitário.

Enquanto a paz se mantém, os sírios que tiveram que fugir de suas casas avaliam opções: permanecer em acampamentos muito apertados com poucos serviços onde uma disseminação do coronavírus pode ser letal ou retornar a casas que ainda correm o risco de serem pegos em um derramamento de sangue renovado.

Compartilhe  

últimas notícias