Diário de São Paulo
Siga-nos

Cerca de 70 mil casas continuam sem energia em Portugal após tempestade

Cerca de 70 mil consumidores da região central de Portugal continuavam, ao fim da manhã desta segunda-feira (15), sem energia elétrica devido à passagem do

Cerca de 70 mil casas continuam sem energia em Portugal após tempestade
Cerca de 70 mil casas continuam sem energia em Portugal após tempestade

Redação Publicado em 15/10/2018, às 00h00 - Atualizado às 17h20


Cerca de 70 mil consumidores da região central de Portugal continuavam, ao fim da manhã desta segunda-feira (15), sem energia elétrica devido à passagem do furacão Leslie, já reduzido à condição de tempestade tropical, segundo a companhia EDP Distribuição.

A passagem de Leslie por Portugal provocou 28 feridos leves e 61 desalojados, segundo o diário local “Jornal de Notícias”.

O naufrágio de um barco de pesca causou a morte de uma pessoa na manhã desta segunda no mar na altura da cidade de Esmoriz, que fica ao norte da área mais atingida pelo Leslie. A possível relação do acidente com o mau tempo ainda está em investigação.

“Neste momento, o número de consumidores sem energia está diminuindo, situando-se ao final da manhã nos 70 mil, mantendo-se o distrito de Coimbra e a zona do Louriçal, em Pombal, como as zonas mais afetadas”, afirmou a EDP.

Furacão Leslie provoca uma morte e deixa 28 feridos, em Portugal

Furacão Leslie provoca uma morte e deixa 28 feridos, em Portugal

A paisagem em localidades como Figueira da Foz, no distrito de Coimbra (centro do país), continua marcada por troncos caídos por causa do vento e pelo trabalho frenético de operários para restabelecer o serviço prestado pela EDP.

A empresa declarou “estado de emergência” em Coimbra, uma medida nunca antes adotada na sua história e que envolve mobilizar todos os recursos disponíveis em nível nacional.

Os graves danos na rede elétrica se somam a outros em casas, lojas e todo tipo de local. Em Soure, uma das cidades mais afetadas, se calcula prejuízos no valor de um milhão de euros.

“É todo um conjunto de equipamento urbano”, disse para a imprensa local o prefeito desta cidade da província de Coimbra, Mário Jorge Nunes, que sustenta que, de acordo com cálculos dos serviços técnicos “só para reparar as infraestruturas esportivas são necessários mais de 600 mil euros”.

O Instituto Português de Mar e Atmosfera mantém em alerta amarelo 11 dos 18 distritos de Portugal, nos quais se espera chuva, vento e agitação marítima forte que pode gerar ondas de até cinco metros.

A tempestade Leslie tocou terra na Península Ibérica nas proximidades de Figueira da Foz por volta de meia noite de domingo com ventos que chegaram a 176 km/h.

Compartilhe  

últimas notícias