Diário de São Paulo
Siga-nos

Centenas de pessoas se mobilizam para doar sangue a guardas baleados durante assalto a joalheria

Mais de 200 pessoas se uniram em frente ao Hemocentro de São José do Rio Preto (SP) na manhã deste domingo (16 ) em ato de solidariedade a dois guardas

Centenas de pessoas se mobilizam para doar sangue a guardas baleados durante assalto a joalheria
Centenas de pessoas se mobilizam para doar sangue a guardas baleados durante assalto a joalheria

Redação Publicado em 17/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 15h39


Polícia continua buscas por cinco suspeitos que participaram da ação, que terminou com morte de estudante em São José do Rio Preto.

Mais de 200 pessoas se uniram em frente ao Hemocentro de São José do Rio Preto (SP) na manhã deste domingo (16 ) em ato de solidariedade a dois guardas municipais baleados durante tiroteio, no sábado (15), no Centro da cidade.

Um estudante de 17 anos que passeava com o tio morreu após ser atingido por bala perdida.

A notícia de que as vítimas precisavam de doação de sangue se espalhou nas redes sociais e mobilizou centenas de pessoas que foram até o Hemocentro para fazer a doação.

Uma das doadoras foi a técnica de enfermagem Josiane Aparecida de Paulo, que é mulher de um guarda municipal e foi com a família ao Hemocentro.

“É uma ação de solidariedade em prol das vítimas e meu marido poderia ter sido um dos alvejados. Os guardas precisam ser vistos e olhados como policiais tal como são”, diz.

Guardas municipais doaram sangue para repor bolsas usadas em colegas baleados  (Foto: Reprodução/TV TEM)

Guardas municipais doaram sangue para repor bolsas usadas em colegas baleados (Foto: Reprodução/TV TEM)

A empresária Natália Marcondes também ficou abalada com o caso e acordou cedo para ajudar. “É a primeira vez que doo sangue. Fiquei sensibilizada”, diz.

O presidente da Associação dos Guardas Municipais de Rio Preto, Alexandre Montenegro, afirmou que a prefeitura precisa investir mais em proteção e preparo dos guardas antes que mais tragédias como esta voltem a acontecer.

“A primeira resposta contra o crime deve ser uma resposta humana, de amor. Por isso, viemos doar sangue para repor as bolsas, em ato de solidariedade e para levantar o tema da necessidade dos guardas municipais quanto à falta de infraestrutura e descaso do poder público”, diz.

Cerca de 200 pessoas se reuniram no Hemocentro em Rio Preto (Foto: Reprodução/TV TEM)

Cerca de 200 pessoas se reuniram no Hemocentro em Rio Preto (Foto: Reprodução/TV TEM)

Entenda o caso

As vítimas foram baleadas durante tiroteio após assalto a uma joalheria, na manhã de sábado (15), na rua Siqueira Campos, no Centro de Rio Preto.

Os ladrões fugiram e a polícia faz buscas para tentar localizá-los. O enterro do jovem foi na manhã deste domingo (16) e os guardas municipais feridos continuam internados. O estado de saúde deles é considerado estável, segundo a assessoria de imprensa dos hospitais.

Câmeras de segurança registraram a ação dos criminosos, que também deixou dois guardas municipais feridos.

Jovem morre vítima de bala perdida em assalto a joalheria em São José do Rio Preto

Jovem morre vítima de bala perdida em assalto a joalheria em São José do Rio Preto

Nas imagens é possível ver o momento em que um carro estaciona em frente a loja que foi assaltada. Três ladrões descem, o carro faz o retorno e estaciona do outro lado da rua.

Investigação

A polícia faz buscas para encontrar a quadrilha que provocou o tiroteio, mas até a publicação desta reportagem nota ninguém havia sido localizado.

De acordo com a polícia, são pelo menos cinco suspeitos, três que estavam dentro da joalheria e dois que os esperavam em um carro do lado de fora. A polícia diz que foi um destes dois que começou os disparos.

Durante a tarde de sábado, dois homens foram detidos suspeitos de cometerem o crime, prestaram depoimento, negaram a participação no crime e foram liberados.momento, um dos criminosos que estava no carro desce, atravessa a rua e atira contra os dois.

A rua foi liberada pela perícia por volta das 13h de sábado e os funcionários da prefeitura limparam o rastro de violência.

Ladrão atira contra guardas no Centro de Rio Preto (Foto: Reprodução)

Ladrão atira contra guardas no Centro de Rio Preto (Foto: Reprodução)

Ladrão atira contra guardas municipais em Rio Preto  (Foto: Reprodução)

Ladrão atira contra guardas municipais em Rio Preto (Foto: Reprodução)

Compartilhe  

últimas notícias