Diário de São Paulo
Siga-nos

Brasil se despede do Mundial de Handebol no Egito com vitória sobre o Uruguai

O Brasil foi absoluto em seu jogo de despedida no Mundial masculino de Handebol no Egito nesta segunda-feira. Diante de um Uruguai apático, a seleção

Handebol
Handebol

Redação Publicado em 25/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h55


O Brasil foi absoluto em seu jogo de despedida no Mundial masculino de Handebol no Egito nesta segunda-feira. Diante de um Uruguai apático, a seleção controlou a partida para garantir a vitória por 37 a 17, terminando sua participação no torneio com quatro pontos em quatro jogos no Grupo 1 da segunda fase. A disputa marcou também a quinta derrota do Uruguai, que somou apenas uma vitória no Mundial, com o W.O sobre Cabo Verde, que abandonou após um surto de Covid-19 na equipe.

O Brasil estreou no Mundial de Handebol pelo Grupo B com um empate contra a Espanha, repetindo o resultado contra a Tunísia. A primeira derrota veio na partida seguinte, contra a Polônia. Já na segunda fase do campeonato, a seleção brasileira não conseguiu superar a Hungria e entrou eliminada contra a Alemanha no último sábado.

A seleção brasileira enfrentou problemas dentro e foras nas quadras em sua trajetória no Egito: além da crise no comando da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), a equipe sofreu com os desfalques provocados pelo novo coronavírus – que incluem o ex-capitão Thiagus Petrus e o técnico Marcus Tatá -, e a lesão de José Toledo, um dos destaques da equipe, que torceu o ligamento cruzado do joelho na derrota para a Hungria.

O jogo

O Brasil sobrou no primeiro tempo da partida, com Rogério Moraes abrindo o placar. O Uruguai deixou tudo igual ainda nos minutos iniciais, mas Guilherme Torriani virou e Moraes ampliou para 3 a 1 nos primeiros cinco minutos. Mesmo com a vantagem no tiro de sete metros que aproximou os resultados das duas equipes, a equipe uruguaia desacelerou no restante do jogo; sofrendo com a pontaria ruim nos arremessos, viu o Brasil superar sua defesa sem dificuldades e suprimir a súbita reação que teve nos últimos minutos para sair na frente com os contra-ataques, encerrando o primeiro tempo com o placar de 18 a 7.

O ponta Fábio Chiuffa abriu o segundo tempo do jogo ampliando a vantagem do Brasil para 19 gols contra 7 do Uruguai – que voltou para a quadra com expectativas de diminuir o prejuízo. A primeira tentativa passou por cima da trave brasileira, mas o oitavo gol veio aos 8 minutos do segundo tempo. A equipe uruguaia ainda conseguiu marcar mais duas vezes consecutivamente nos minutos seguintes, mas apesar da nítida evolução, o Brasil continuou com o domínio do jogo e só precisou administrar o placar nos minutos finais.

Seleção brasileira de handebol se despede do Egito com uma vitória no Mundial — Foto: Divulgação/IHF

Seleção brasileira de handebol se despede do Egito com uma vitória no Mundial — Foto: Divulgação/IHF

A artilharia do jogo ficou com José Luciano, autor de 7 dos 37 gols do Brasil na partida. além dele, Rogério Moraes e Rudolph Hackbarth (5), Guilherme Torriani e Gustavo Rodrigues (4), João Silva, Arthur Patrianova e Fábio Chiuffa (3), Haniel Langaro (2) e Vinícius Teixeira (1) também marcaram.

Além do objetivo de subir no ranking final do Mundial de Handebol, o torneio também foi visado pela seleção brasileira como um preparativo para o pré-olímpico da modalidade, que será disputado entre 12 e 14 de março na Noruega valendo duas vagas para as Olimpíadas de Tóquio. Na briga pela classificação, estarão também a dona da casa, Noruega, a Coreia do Sul e o Chile.

Compartilhe  

últimas notícias