Diário de São Paulo
Siga-nos

Beirute tem bombas de gás e focos de incêndio em novos protestos

A cidade de Beirute , no Líbano , voltou a ter mais um dia de protestos nesta domingo (9) em decorrência de explosão na zona portuária da capital libanesa que

Diário de São Paulo
Diário de São Paulo

Redação Publicado em 09/08/2020, às 00h00 - Atualizado às 19h31


População foi às ruas em mais um dia de manifestações contra o governo libanês por explosão na zona portuária que deixou centenas de mortos

A cidade de Beirute , no Líbano , voltou a ter mais um dia de protestos nesta domingo (9) em decorrência de explosão na zona portuária da capital libanesa que deixou quase duzentos mortos e centenas de feridos. Manifestantes entraram novamente em confronto com a polícia, que revidou com disparo de bombas de gás lacrimogêneo.

Durante as manifestações, foram registrados focos de incêndio na cidade e os participantes arremessaram pedras contra o prédio do Parlamento do Líbano. Alguns dele, inclusive, pegavam as bombas disparadas pela polícia com as mãos e jogavam de volta em direção às tropas.

Devido à escalada de tensão nas ruas, dois ministros do governo libanês renunciaram ao cargo hoje. Eles deixaram suas cargos fazendo criticas ao primeiro-ministro.

Segundo a agência de notícias Al-Jazeera, pelo menos 728 pessoas ficaram feridas nos confrontos com as autoridades, sem informar se o número se refere aos atos apenas deste domingo ou inclui os realizados de ontem. Um policial também foi morto.

No sábado, uma mobilização foi marcada por ataques a ministérios. Eles foram realizados por manifestantes irritados com a classe política, que é acusada de negligência após as explosões em Beirute.

O  primeiro-ministro Hassan Diab anunciou em discurso televisionado neste sábado que vai propor antecipar as eleições no país para aliviar a crise que se instaurou.

Hassan Diab afirmou que está disposto a permanecer no cargo de primeiro-ministro até que o parlamento libanês possa organizar novas eleições no país. “Convido as partes a chegarem a um acordo sobre o próximo passo. Proporei na segunda-feira no governo a convocação de eleições antecipadas. Estamos em estado de emergência quanto ao destino e ao futuro do país”, afirmou Diab.

IG

Compartilhe  

últimas notícias